Você está visualizando atualmente Meio Ambiente em pauta na cidade de Itanhaém

A diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB, Patrícia Iglecias, participou, em 1/2, na cidade de Itanhaém, do 5º Fórum dos Secretários do Litoral do Estado de São Paulo.

Patrícia fez uma introdução sobre os desafios que os municípios enfrentam na gestão de resíduos sólidos. “Encontrar soluções conjuntas, buscar apoio da Universidade e contar com as novas tecnologias é o caminho para solucionar a destinação adequada dos resíduos,” pondera.

Em seguida, a diretora-presidente falou brevemente do acidente ambiental ocorrido na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, e completou sua explanação abordando o tema da logística reversa.

A logística reversa é uma forma de garantir ou facilitar o retorno de produtos ou embalagens, após o consumo, para operações de reúso ou reciclagem. “O mundo pede uma educação para o consumo. A legislação deve assegurar o direito do consumidor de fazer exigências e cobrar resultados,” disse Patrícia.

O encontro contou com a presença dos secretários municipais de meio ambiente das cidades de Peruíbe – Rosângela Barbosa, de Santos – Marcos Libório, do Guarujá – Sidney Aranha, de Bertioga – Fernando Almeida Poyatos, de Cubatão – Mauro Haddad, de Itanhaém – Ruy Santos, de Praia Grande – Israel Evangelista, de Cananeia – Erick Willy Weissenberg e de Mongaguá – Marcelo da Silva Ramos.

“O atual Governo marcará a sua gestão pela eficiência, sem ela não existe desenvolvimento,” conclui Patrícia.

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite