Você está visualizando atualmente Consórcio da Alta Mogiana apresenta proposta para a implantação de aterros regionais

Secretário Marcos Penido e a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, receberam os chefes dos executivos municipais

Prefeitos do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (CMM) estiveram na sede CETESB, em São Paulo, em 13/02, para apresentação de uma proposta sobre a implantação de quatro aterros regionais, visando solucionar o problema de destinação de resíduos domésticos e de construção civil dos 31 municípios que compõem o Consórcio.

A proposta foi entregue pelo presidente do Consórcio, Gabriel Rosatti, ao secretário Marcos Penido e à diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias. O plano objetiva formar parcerias com o Estado, na busca de apoio técnico da Companhia, assim como de fontes de financiamento.

Penido falou que a questão da destinação de resíduos sólidos é um problema de todos e que a ação regionalizada para solucioná-lo aumenta a produtividade e diminui o custo. “Precisamos conversar e buscar soluções em conjunto para atender à legislação ambiental e garantir a saúde pública dos munícipes e avançar nessa questão no país”.

Do ponto de vista da presidente Patrícia Iglecias, a questão não é só aterrar os resíduos: “É preciso encontrar novas soluções, com foco na inovação tecnológica”. Ela garantiu o apoio da CETESB quanto ao aspecto técnico.

O secretário do Consórcio, Edson Avallos, coordenou a agenda de discussão, na qual os prefeitos presentes puderam expor os problemas de seus municípios. Na reunião, também foi discutida a questão do licenciamento ambiental, com a participação de técnicos da CETESB.

O Consórcio de Municípios da Alta Mogiana é composto pelos municípios da região de Franca e Ribeirão Preto: Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Morro Agudo, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Ituverava, Igarapava, Itirapuã, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Corrente, Rifaina, Restinga, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Sales Oliveira e Serrana.

Texto: Rose Ferreira
Foto: Gilberto Ruiz