Você está visualizando atualmente CETESB participa de seminário Municipalização do Licenciamento Ambiental

Secretária municipal de Meio Ambiente de Rio Preto, Kátia Regina Penteado Casemiro, prefeito de Rio Preto, Edson Coelho Araújo, Patrícia Iglecias.

A cidade de São José do Rio Preto vem se destacando na gestão ambiental. No ano de 2018, foi a primeira colocada no ranking do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Hoje, 18.02, a localidade recebeu a diretora – presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, como palestrante do seminário “Municipalização do Licenciamento Ambiental”.

“Trata-se de um lugar especial, que é referência nas questões econômicas e ambientais. A cidade de São José do Rio Preto venceu o Verdeazul o que prova o engajamento de cada cidadão nas questões do meio ambiente,” pondera Patrícia.

Para o prefeito de Rio Preto, Edson Coelho Araújo, os tempos são de mudança da postura dos gestores ambientais. “A meta é desenvolver com sustentabilidade. Hoje, a CETESB é órgão mais procurado pela cidade de Rio Preto,” confessa.

Patrícia salientou que a CETESB, na atual gestão, deve avançar, como compromisso de governo, na eficiência do licenciamento. “É vital trabalhar a proteção ambiental, mas é fundamental ter um olhar para o setor privado. A busca do tempo ideal para finalizar as obras é primordial,” explica.

Outro tema abordado foi a diminuição e disposição adequada dos resíduos domésticos, principalmente com a entrada do sistema de logística reversa. “Um ponto crucial é entender que o município continua responsável pela gestão, varrição e destinação dos resíduos. Funções que não são eliminadas pela logística reversa,” pontua Patrícia.

Para secretária municipal de Meio Ambiente de Rio Preto, Kátia Regina Penteado Casemiro, a ideia do encontro é sensibilizar os municípios da importância das questões ambientais, como o licenciamento e os resíduos sólidos. “O município deve olhar para dentro. Avaliar sua coleta e suas obras. Dialogar com os empresários sobre a logística reversa,” avalia.

Outro ponto debatido foi encontrar onde inicia o papel do município e quando começa o do setor privado. “A responsabilidade compartilhada é o caminho para organizar a discussão e pontuar as tarefas,” ressalta Patrícia.

O encontro teve, ainda, a palestra sobre “Municipalização do Licenciamento” proferida pelo assessor da presidência da CETESB, Antônio Luiz Lima Queiroz.

“A CETESB dentro da sua atual política de portas abertas está compromissada a receber as demandas e dificuldades apontadas pelos gestores municipais e indicar os caminhos técnicos existentes na solução dos problemas,” finaliza Patrícia.

Texto: Cristina Couto
Foto: Ivan Feitosa/SMCSRioPreto