Você está visualizando atualmente CETESB apresenta boas práticas ambientais a municípios do Oeste Paulista

A CETESB, por meio de João Potenza, assistente executivo da Presidência, e Fernando Wolmer, do Setor de Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos, da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental, participou de uma reunião técnica em Presidente Prudente, com representantes do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista – CIRSOP, no último dia 18/02. Eles discorreram sobre as boas práticas ambientais que podem contribuir para a solução dos problemas relacionados aos resíduos sólidos.

No encontro, além do prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho – presidente do consórcio – estavam também presentes, entre outros, os prefeitos de Caiabu, Dario Marques Pinheiro; Marília, Daniel Alonso; Paraguaçu Paulista, Almira Garms; Regente Feijó, Marco Rocha; Santo Anastácio, Roberto Volpe; Santo Expedito, Roberto Eiji Kakida. O CIRSOP é composto ainda pelas prefeituras de Rancharia, Álvares Machado, Presidente Bernardes e Martinópolis, totalizando 11 municípios participantes.

A reunião técnica foi mais um passo na parceria entre a atual gestão da Companhia e o consórcio, que teve início em um encontro na sede da CETESB em São Paulo, com participação da presidente Patrícia Iglecias e chefes dos executivos municipais, no início deste mês de fevereiro. Na oportunidade, eles solicitaram suporte técnico para ajudar na busca de uma solução conjunta dos problemas regionais com relação à disposição dos resíduos sólidos. Na sequência, por sugestão da presidente, aconteceu uma primeira reunião de trabalho, em 12/02, ainda na sede da Companhia, com participação do secretário-executivo do CIRSOP, Mateus Godoi, que serviu de preparativo para o encontro técnico deste dia 18.

Em Presidente Prudente, Potenza e Wolmer falaram sobre temas importantes para os municípios, como boas práticas ambientais visando reduzir a geração de resíduos sólidos urbanos e, consequentemente, levar as prefeituras a reduzirem seus custos de disposição nos aterros, assim como inovação tecnológica, incluindo o Sistema Estadual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – SIGOR – , Módulo Construção Civil.

Conforme Potenza, o SIGOR é uma ferramenta de gestão de resíduos, criada pela CETESB, e que pode ser disponibilizada para os municípios a custo zero, desde que eles possuam os pré-requisitos mínimos para a implantação do sistema. Wolmer lembrou que formas de diminuir os despejos nos aterros sanitários e, desta forma, permitir o aumento de sua vida útil, incluem a logística reversa, a coleta seletiva, a não geração de resíduos e a educação ambiental. Ambos parabenizaram a iniciativa do CIRSOP e ressaltaram que a formação de consórcios é a solução mais econômica e viável do momento, possibilitando que municípios pequenos e grandes se unam em busca de uma solução conjunta, com ganhos para todos.

Ainda, segundo o assistente executivo da Presidente, os prefeitos mostraram sua aprovação pela atitude pró-ativa da Companhia e, em particular, da postura da presidente Patrícia Iglecias em abrir as portas da CETESB, com uma disposição inédita, objetivando auxiliar os municípios a atingirem seus objetivos em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos. Uma próxima reunião está previamente marcada para o dia 11/03, em São Paulo.

Texto: Mário Senaga