Você está visualizando atualmente Municípios se articulam para implantar logística reversa

A gestão dos resíduos sólidos urbanos é uma das prioridades de atuação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Para avançar no tema, promoveu uma reunião com representantes de municípios da Baixada Santista para debater a logística reversa, na quinta-feira, 28 de fevereiro, na sede da empresa.

No encontro, a diretora-presidente da CETESB Patrícia Iglecias destacou que está à disposição para apoiar a viabilização da participação dos municípios na logística reversa.

Já os municípios, cientes da importância de gerir adequadamente os resíduos, precisam de apoio técnico e também querem participar ativamente na construção de uma política municipal de resíduos sólidos.

Durante o debate os técnicos da CETESB, Lia Helena Demange e João Luiz Potenza, esclareceram dúvidas e deram exemplos de como implantar a logística reversa.

Atualmente vigora na CETESB a fase 2 dos termos de compromisso para logística reversa de resíduos pós-consumo. Embalagens de Agrotóxicos, Filtros Usados de Óleo Lubrificante Automotivo, Óleo Comestível, Pilhas e Baterias Portáteis, Baterias Inservíveis de Chumbo Ácido, Embalagens Plásticas Usadas de Lubrificantes, Embalagens Vazias de Saneantes Desinfetantes e Desinfetantes de Uso Profissional, Produtos eletroeletrônicos de uso doméstico, Embalagens em geral (FIESP, CIESP e ABRELPE) e Embalagens em geral (ABIHPEC, ABIPLA e ABIMAPI)

Participaram do debate São Vicente, Santos, Guarujá, Mongaguá, Bertioga, Itanhaém, Cubatão, Peruíbe e Praia Grande.

Texto: Luciana Reis
Fotos: Gilberto Ruiz