Você está visualizando atualmente CETESB participa do Seminário Represa Billings 94 anos

“Plantando água” foi o tema da palestra da diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) Patrícia Iglecias no Seminário Represa Billings 94 anos, realizada no Plenarinho da Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo, na segunda-feira, 18 de março.

Patrícia Iglecias destacou o licenciamento ambiental como ferramenta de melhoria do meio ambiente, pois busca a mitigação e a compensação dos impactos ao meio ambiente causados pela atividade em questão. E esses impactos podem ser físicos, antrópicos e com o meio biótico. Esse último o mais difícil de ser mitigado ou compensado.

O desafio é que a compensação seja equivalente aos impactos, com regras claras. Para isso, alguns instrumentos foram criados e a adoção da variável hidrológica foi uma das soluções encontradas.

A diretora-presidente destacou o Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo, pois alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora.

O Seminário Represa Billings 94 anos faz parte do evento “Quinzena da Água – Represa Billings 94 anos”, de 18 a 31 de março, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal da Prefeitura de São Bernardo do Campo para celebrar a água e também o aniversário da represa.

Ainda no seminário, o tema “A importância do Programa Município VerdeAzul” apresentado por José Walter Figueiredo, coordenador do Programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem o objetivo de conscientizar a população para sua preservação e uso racional.

Texto: Luciana Reis
Foto: Nario Barbosa

Palestra Dia da água com a presidente da Cetesb Patrícia Iglecias./Setecidades /Aline Melo /Fotos Nario Barbosa. (Tiago Cintra Ministério Público), Patrícia Iglecias /José Carlos Pagliuca (Secretário Meio Ambiente) /Hiroyuki Minami (Secretário Desenvolvimento Econômico)/José Ivar de Souza (Subprefeito Riacho Grande) Regina Célia Damasceno (Promotora)