Você está visualizando atualmente Técnicos da CETESB palestram em evento sobre o Dia Mundial da Água

Com o objetivo de sensibilizar gestores públicos sobre a importância da correta gestão dos resíduos sólidos para a preservação da água, especialmente em mananciais de abastecimento, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) promoveu o Encontro Interface da Gestão dos Resíduos Sólidos com os Recursos Hídricos, em 20 de março, em Jacarezinho, no Paraná.

Os debates se iniciaram com a apresentação do tema “Gestão de Resíduos Sólidos Domiciliares”, pelo engenheiro Fernando Antônio Wolmer, do Setor de Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Charles Carneiro, gerente de Resíduos Sólidos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), mostrou, por meio da experiência da empresa, porquê a Política Nacional de Resíduos Sólidos não avançou até o momento.

Na mesma mesa de diálogo, João Luiz Potenza, assistente executivo da Presidência da CETESB, apresentou o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos de São Paulo (SIGOR) – Módulo Construção Civil.

Para ilustrar os debates, Lia Helena Demange, gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da CETESB, apresentou o case “A Implantação da Logística Reversa no Estado de São Paulo”. A segunda experiência foi contada por Victor Hugo Fucci, técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná com o “Plano Estadual de Resíduos – Cases Municipais”.

Participaram do encontro cerca de 130 pessoas de toda a Bacia, entre elas prefeitos municipais, gestores e técnicos de mais de 50 municípios dos estados de São Paulo e Paraná.