Você está visualizando atualmente Água um bem precioso e findável. Vamos preservar!
2012 - Trilha e Cachoeira Pancada Dàgua - Ilha Bela - Evandro Monteiro.jpg

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU, em 22 de março de 1992, e visa à conscientização da população a respeito desse precioso bem.

De acordo com a ONU-Brasil, 748 milhões de pessoas, aproximadamente 10% da população mundial, não têm acesso à água potável. A previsão é de que, até 2050, 1 bilhão de pessoas viverão em localidades sem a água necessária para o abastecimento público. Promover a adequada gestão, a fiscalização e o gerenciamento da água são ações primordiais.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), desde 1968, atua na gestão da qualidade dos recursos hídricos. Compete à Companhia exercer o licenciamento ambiental das fontes efetiva ou potencialmente poluidoras, visando ao controle das emissões de poluentes e à manutenção da qualidade dos recursos hídricos do Estado.

Uma ferramenta importante, de responsabilidade da CETESB, na gestão da qualidade dos recursos hídricos é o monitoramento da qualidade das águas. A Companhia, desde 1974, por meio de suas redes de monitoramento, acompanha a qualidade das águas dos rios, das represas, subterrâneas e litorâneas.

Em 2018, o diagnóstico da qualidade das águas doces, que engloba rios e reservatórios, foi obtido a partir da amostragem em 471 pontos de monitoramento distribuídos pelo Estado. A qualidade das águas subterrâneas foi monitorada por meio de uma rede de 313 poços profundos e de 64 poços no nível freático, instalados nos principais aquíferos do Estado.

No litoral paulista, 150 praias foram monitoradas, em 167 pontos, distribuídos em 15 municípios. As informações sobre balneabilidade das praias estão disponíveis no site da CETESB, Facebook, e Aplicativo do Sistema Ambiental Paulista, além da sinalização local com as bandeiras e totens.

Desde 2013, a CETESB atua conjuntamente com a Agência Nacional das Águas (ANA) no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), com vistas a ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais doces de todo o Brasil.

Dentro do programa GEMS/Water, da Organização das Nações Unidas (ONU), a CETESB está capacitando diversos países da América Latina e do Caribe em temas relacionados aos recursos hídricos, tais como, amostragem, monitoramento, metodologia de cálculo de índices de qualidade da água e divulgação, além de preparar a sua base de dados para inserção em uma plataforma de dados globais.

Tais atividades apontam a importância do tema para o Governo e a disposição da CETESB em enfrentar os atuais e futuros desafios associados à gestão do recurso hídrico.

A comunidade pode colaborar racionalizando o uso da água e denunciando atos de poluição e de desperdício.

Setembro 2012 – Trilha e Cachoeria Andorinhas – Petar. Foto: Evandro Monteiro

Texto: Cris Couto