Ex–prefeito de Medellín visita a CETESB

Especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB receberam hoje, 26.03, o ex-prefeito da cidade de Medellín, Aníbal Gaviria. O encontro teve como propósito apresentar os projetos desenvolvidos pela Companhia nas áreas de poluição do ar, licenciamento ambiental e transferência de conhecimento e tecnologia.

A visita iniciou pela Sala de Cenários, um ambiente virtual especialmente montado para uma avaliação dinâmica dos impactos e das soluções ambientais dos projetos em análise na CETESB. Em seguida, o ex–prefeito conheceu a Central Telemétrica, local que registra, durante 24 horas ao dia, a qualidade do ar do Estado. Anibal relatou que Medellín “sofre com os efeitos da poluição causada pelas micropartículas de ar.”

Finalmente, ele esteve nas dependências da Escola Superior da CETESB. O visitante foi recebido por Jorge Gouveia, assessor da Presidência, Rodrigo Ferreira da Silva, gerente da Divisão de Desenvolvimento de Cenários Ambientais, Maria Lúcia Guardani, gerente da Divisão de Qualidade do Ar, Tânia Gasi, gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento e foi acompanhado pela professora Helena Ribeiro, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo USP.

Aníbal Gaviria está na cidade para participar da palestra “Cidades para Vida: a Experiência de Medellín.”

Uma cidade para viver e conviver

Revitalizar cidades é uma missão árdua, mas possível e motivadora. Um caso recente de sucesso é o da cidade de Medellín, na Colômbia, conhecida durante décadas como a sede do tráfico de drogas e, hoje, um destino indicado a roteiros de turismo.

Quer conhecer as ações feitas em Medellín e discutir com especialistas o que pode ser executado nos centros urbanos que possuem áreas degradadas? Participe, amanhã, dia 27 de março, a partir das 14 horas, na Faculdade de Saúde Pública, da palestra aberta ao público “Cidades para Vida: a experiência de Medellín.”

O evento terá a explanação de Aníbal Gaviria, prefeito de Medellín durante o seu período de revitalização, em que foi referência de planejamento urbano. Em 2013, durante sua gestão, Medellín foi eleita a cidade mais inovadora do planeta. Atualmente, Aníbal é professor visitante da Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB, profissional com larga experiência na área ambiental, será debatedora. Ex-secretária estadual do Meio Ambiente, atual secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, é professora livre-docente, Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA 2018 – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa Cidades do Pacto Global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.

Serviço: Cidades para Vida: a experiência de Medellín
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo – Av. Dr. Arnaldo, 715.
Data e Horário: 27.03 às 14 horas.

Texto: Cristina Couto
Fotografia: Gilberto Ruiz