As boas práticas ambientais são importantes para o desenvolvimento econômico

A adequada gestão dos resíduos sólidos é ferramenta importante para a sustentabilidade também no setor empresarial. Essa foi a temática de mais uma edição do Dia da Terra, promovido na terça-feira, 14 de maio, pelo escritório Machado Meyer, que convidou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para palestrar sobre suas ações para a implantação da logística reversa.

A diretora-presidente Patrícia Iglecias falou da necessidade de o estado avançar com a logística reversa, um sistema que já demonstrou sua viabilidade técnica e econômica.

Entre as ferramentas, a CETESB tem o programa Portas Abertas, em que atende aos setores, recebe as demandas e debate o que é viável para avançar na agenda. Há ainda os termos de compromisso e a Decisão de Diretoria (76/2018C) sobre a exigibilidade da logística reversa no licenciamento ambiental, que será revisada ainda este ano.

Patrícia destacou que a CETESB também trabalha com os municípios para a implantação da gestão dos resíduos sólidos e como ter uma interface com a logística reversa, do setor privado. Até o momento, há 182 municípios alcançados.

“A implantação da logística reversa, uma das prioridades de atuação da CETESB, é uma ferramenta para aperfeiçoar a gestão de resíduos no estado de São Paulo, que é indutor de políticas publicas no Brasil. E os setores estão atentos para a logística reversa”, disse Patrícia Iglecias.

O evento do Dia da Terra debateu a gestão de resíduos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa: experiência e desafios.

Termos de compromisso
Recentemente a CETESB assinou um termo de compromisso com a Associação Paulista de Supermercados (APAS) para Logística Reversa de Embalagens e Óleo Comestível. Além desse, há termos assinados com os setores de Embalagens de Agrotóxicos, Filtros Usados de Óleo Lubrificante Automotivo, Óleo Comestível, Pilhas e Baterias Portáteis, Baterias Inservíveis de Chumbo Ácido, Embalagens Plásticas Usadas de Lubrificantes, Embalagens Vazias de Saneantes Desinfetantes e Desinfetantes de Uso Profissional, Produtos eletroeletrônicos de uso doméstico, Embalagens em geral – FIESP, CIESP e ABRELPE e Embalagens em geral – ABIHPEC, ABIPLA e ABIMAPI.

Lia Helena Demange Patrícia Iglecias Roberta Leonhardt João Luiz Potenza

Texto: Luciana Reis