Ações estimulam um transporte mais limpo, eficiente e sustentável

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) assinou um termo de cooperação com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp), na quarta-feira, 15 de maio, com o objetivo de reduzir a quantidade de veículos a diesel em más condições e minimizar as emissões de poluentes.

Pelo termo, a Fetcesp vai participar do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), na qualidade de Operador de Unidades Móveis de Medição de Opacidade, e também estará autorizada a emitir o Relatório de Medição de Opacidade (RMO). Tal relatório pode ser utilizado para comprovar reparos no veículo para obter a redução de 70% do valor da multa. Pode ser usado ainda para comprovar a conformidade dos veículos em programas de gestão ambiental de frotas.

“A parceria com a CETESB fortalece outras políticas da Federação. Antes fazíamos a prevenção, agora faremos o controle para tirar das rodovias veículos poluentes”, destacou o presidente da Fetcesp Carlos Panzan.

A Federação, que faz parte do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, atua em São Paulo com cinco viaturas munidas de opacímetro de fluxo parcial, e há tempos executa as medições nos caminhões das empresas de transporte rodoviário de cargas e de transportadores autônomos. E agora atuará no PMMVD.

“A expectativa é que essa parceria contribua para aumentar o número de veículos regulados no estado. É uma ampliação do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel, que pretende manter a emissão dos veículos próxima a de seu lançamento”, explicou Daniel Egon Schmidt, do Setor de Controle de Emissões Veiculares da CETESB.

De acordo com a diretora-presidente Patrícia Iglecias, essa é mais uma ferramenta para colaborar com a qualidade do ar no estado. “As ações para gerar resultado eficiente tem o benefício ambiental incluído. E a sustentabilidade está associada à eficiência. Quando se trabalha neste sentido, há uma grande adesão do setor privado. É o que esperamos com essa cooperação”.

Melhoria constante
O Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel foi desenvolvido pela CETESB em 1998 e consiste numa rede de empresas que realizam serviços de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pela companhia para minimizar as emissões de poluentes. Essas empresas também estão autorizadas a emitirem o Relatório de Medição de Opacidade (RMO).

Presentes Sandra Caravieri, assessora para assuntos de produtos perigosos e meio ambiente, Manuel Sousa Lima Júnior, diretor para assuntos de produtos perigosos e meio ambiente, Flávio Ferreira Teixeira Júnior, coordenador do Despoluir em São Paulo e Tânia Guimarães, assessora da Diretoria. Da CETESB, o assistente executivo da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental Eduardo Luís Serpa, Carlos Lacava, do Departamento de Apoio Operacional, Vanderlei Borsari, da Divisão de Emissão Veiculares, e Daniel Egon Schmidt, do Setor de Controle de Emissões Veiculares.

Parceria vai ampliar o alcance do Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a diesel
Equipamento opacímetro utilizado para aferir a fumaça preta dos veículos a diesel

Texto: Luciana Reis
Fotos: Gilberto Ruiz