Você está visualizando atualmente CETESB participa de debate com instituições voltadas ao ambiente

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) participou da reunião do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Cosema), na quinta-feira, 23 de maio. Em debate o papel e o funcionamento das instituições de fiscalização, controle e proteção do meio ambiente. Presentes Ministério Público do Estado de São Paulo e Tribunal de Justiça de São Paulo.

De acordo com o presidente do Cosema, Eduardo San Martin, entre as atribuições do Conselho está a de promover discussões de temas importantes para o meio ambiente e a comunidade com os especialistas mais renomados do setor. Com esse intuito, reuniu instituições para mostrar como elas podem contribuir com a sociedade e a sustentabilidade.

A diretora-presidente da CETESB Patrícia Iglecias destacou a importância do trabalho conjunto das instituições e lembrou que a agenda da Organizações das Nações Unidas (ONU) de Desenvolvimento Sustentável converge para a necessidade de parcerias entre entidades diferentes, mas com o mesmo foco: o de proteger o meio ambiente, valorizando a atividade econômica e respeitando os aspectos sociais e ambientais sociais.

“Eficiência passa pelos prazos e a CETESB tem trabalhado com sistemas de tecnologia da informação e com a questão da desburocratização. A excelência, do ponto de vista empresarial, envolvendo a formação de nossos técnicos e a das novas gerações é outro foco de nossa gestão. E também contamos com o programa CETESB de Portas Abertas, em que recebemos demandas diretamente das empresas e orientamos quanto às dúvidas sobre licenciamento, além da reativação das câmaras ambientais, ferramenta para dar suporte a temas específicos”, disse.

Também no evento o procurador de Justiça Tiago Cintra Zarif, que coordena o Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado de São Paulo, a promotora de Justiça Tatiana Barreto Serra, assessora do Centro de Apoio à Execução do Ministério Público do Estado de São Paulo (CAEx), o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Cintra Torres de Carvalho, da 1ª Câmara Ambiental, e o diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp/Ciesp, Nelson Pereira dos Reis, e o professor Édis Milaré.

Patrícia Iglecias na reunião do Cosema, da Fiesp

Fotos: Assessoria de Imprensa Fiesp