Engenheiros do Paraguai visitam a CETESB

Profissionais são alunos do curso de especialização em Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura, na USP São Carlos

“Espero que um dia possamos ter a infraestrutura que a CETESB tem, com laboratórios e pessoas capacitadas, para melhorar o meio ambiente em nosso país. Fiquei apaixonada!”, declarou a engenheira ambiental Mirna Rodriguez. Ela é uma dos 16 estudantes que participaram da visita técnica à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), na terça-feira, 28 de maio.

Os engenheiros são funcionários contratados do Ministério de Obras Públicas do Paraguai, que estão em São Paulo para se especializar em Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC/USP), em São Carlos. O curso tem duração de um ano.

De acordo com o professor Davi Gasparini, a necessidade de uma visão prática do conteúdo aplicado em sala de aula foi um dos motivos da escolha da CETESB para a visita técnica.

Acompanhados por dois professores, os engenheiros visitaram a Rede Telemétrica, a área de Emergências Químicas e os laboratórios de Emissões Veiculares e de Análises Toxicológicas. Também assistiram a uma palestra com Rodrigo Passos Cunha, gerente da Divisão de Avaliação de Empreendimentos de Transportes, sobre licenciamento de obras de infraestrutura no estado de São Paulo.

“A visita técnica complementa as informações da universidade, que tem estrutura acadêmica de informações e laboratórios de pesquisa. Aqui é a prática. Então essa soma é muito importante para complementar o aprendizado”, destacou o professor Tadeu Malheiros.

Palestra com Rodrigo Passos sobre licenciamento de obras de infraestrutura

Palestra com Rodrigo Passos sobre licenciamento de obras de infraestrutura

Laboratório de Emissões Veiculares

Conhecendo a infraestrutura de Emergências Químicas

Texto: Luciana Reis
Fotos: José Jorge e Gilberto Ruiz