Você está visualizando atualmente Biblioteca recebe exposição sobre os 150 anos da Tabela Periódica

Painéis ilustram a trajetória da evolução dos elementos químicos

A tabela periódica completa 150 anos. Em comemoração da criação do cientista russo Dmitri Mendeleev, em 1869, a UNESCO elegeu 2019: o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Fórum dos Químicos da CETESB em consonância com o evento vai promover uma série de atividades. A primeira delas foi a abertura, em 27/05, da exposição 150 anos da Tabela Periódica, nas dependências da Biblioteca da CETESB ‘Prof. Dr. Lucas Nogueira Garcez’. A exposição foi produzida pelos de profissionais do Instituto de Química e da Divisão de Biblioteca e Documentação – Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo.

A mostra é composta por oito painéis, que ilustram a história da evolução da Tabela Periódica. “Uma parte marcante no exposto é a forte presença feminina no descobrimento dos elementos químicos e da consolidação da tabela periódica.”, comenta o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos.

O Coral CETESB Passarinhos Azuis marcou presença e entoou cinco belas canções para os presentes. “É uma tradição do Fórum dos Químicos iniciar seus eventos com música. O coral é nosso parceiro e presença constante.”, ressalta o gerente do setor de Química Inorgânica, Francisco Jorge Ferreira.

Durante a abertura, Francisco Jorge fez um breve relato sobre Dmitri Mendeleev e as personalidades que contribuíram no processo de ordenamento dos elementos químicos, como Robert Boyle, Lavoisier, Avogadro, Canizaro, Lothar e Mayer. “A química atingiu a maioridade. Foi descoberto um padrão para ela, assim como a lei da gravidade e a teoria da evolução das espécies na física e na biologia.”, explica o gerente.

Estiveram presentes a gerente da divisão de Gestão do Conhecimento, Tânia Mara Tavares Gasi, e a gerente do setor de Biblioteca e Memória Institucional, Margot Terada, que ressaltaram a relevância da exposição ocorrer na Biblioteca, “Trata-se de uma área que armazena e transfere o conhecimento da Companhia.”, explica Tânia.

No segundo semestre, o Fórum organizará uma segunda exposição com destaque para as personalidades que contribuíram para consolidação da Tabela Periódica.

Para conhecer melhor o tema acesse a página Nossa Química.

A exposição é composta por oito painéis.
A inauguração foi prestigiada pelos químicos da CETESB.
Coral da CETESB entoou cinco canções para os presentes.

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite
Fotografia: José Jorge