Você está visualizando atualmente Licenciamento e resíduos sólidos em debate no Conexidades

São Carlos sedia segunda edição do evento

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) marcou presença no 2º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, na quarta-feira, 5 de junho, em São Carlos. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a diretora-presidente Patrícia Iglecias palestrou no painel Meio Ambiente e Sustentabilidade – Segurança de Vôo e Meio Ambiente: desafios da gestão de resíduos sólidos e da segurança aeroportuária.

A segunda edição do evento está focada nas parcerias público-privadas e gestão pública com transformação digital, com diversas iniciativas temáticas que destacam os novos modelos de administração pública.

Em sua palestra, Patrícia Iglecias falou sobre a importância de implantar ações para cumprir aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). “A principal agenda ambiental é a que precisa ser realizada no governo local, que tem seus gestores próximos à realidade da população e, por isso, conseguem implementar as mudanças necessárias”.

Outro tema relevante para os municípios – e que a CETESB tem se dedicado – é a gestão adequada dos resíduos sólidos, ferramenta importante para a sustentabilidade. Em sua gestão de Portas Abertas, a companhia disponibiliza seus técnicos para palestrar sobre boas práticas ambientais para os gestores municipais e também dialoga direto com os setores para entender as dificuldades e avançar na agenda em prol do desenvolvimento.

Ainda sobre desenvolvimento, a CETESB trabalha para dar mais eficiência aos procedimentos do licenciamento, importante para o bom andamento da atividade econômica, “que precisa ocorrer, desde que o meio ambiente seja preservado”, reforçou Patrícia Iglecias. Ela lembrou que um grupo de trabalho estuda como deixar a norma mais coerente, inclusive no que diz respeito à segurança aeroportuária.

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe falou sobre o equilíbrio necessário aos empreendimentos em área de segurança dos aeroportos com aterros sanitários, frigoríficos, abatedouros, entre outras atividades. “Estamos desenvolvendo uma parceria com a CETESB para aperfeiçoar a legislação existente para desburocratizar o licenciamento a fim de atender as necessidades do país e garantir a segurança dos voos” explicou.

O Conexidades, organizado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), tem o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos e da União dos Vereadores do Brasil. Até sábado, dia 8, serão abordados temas sustentabilidade e educação; direito público e transparência nas administrações municipais; tecnologia e inovação; e turismo e mobilidade urbana.

A diretora-presidente da CETESB Patrícia Iglecias e o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe

Texto: Luciana Reis