Você está visualizando atualmente 18 de junho, dia do Químico
Tabela Periódica - Químicos da CETESB

Química é tudo que se vê e o que não se vê também. De processos em laboratório a reações emocionais, a química é a nossa vida. Vivemos pela química e da química.

Nesta terça-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia do Químico. Para celebrar a data, o Fórum dos Químicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) promoveu a palestra “Tabela periódica: químicos e não químicos”, com o professor Paulo Sérgio dos Santos, da USP, no auditório Augusto Ruschi.

Logo, no hall do auditório, os convidados encontraram uma tabela periódica especial. Cada profissional de química da CETESB se transformou em um elemento da tabela periódica, seja pelo nome, apelido ou afinidade. “Foi uma maneira criativa e carinhosa de homenagear os químicos e os técnicos em química da companhia”, explicou Patrícia da Silva Trentini, gerente da Divisão de Metrologia e Calibração.

E como já é tradição, o Fórum dos Químicos inicia seus eventos com música. Dessa vez, a química musical ficou por conta de Joenice Matos e Aguinaldo Vasconcellos, da CETESB. Ela soltou a voz e ele acompanhou no violão. A alegria foi a reação dos presentes.

Na abertura, a diretora-presidente da CETESB Patrícia Iglecias ressaltou que os químicos têm um papel de destaque para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. “A CETESB é agência ambiental referência na América Latina e a capacitação é importante para o nosso trabalho e para manter essa posição diferenciada, também relevante para o crescimento do nosso país”.

Patrícia disse ainda que os químicos tem um desafio para o futuro, que é substituir produtos existentes por menos danosos ao meio ambiente. “É o setor de química verde pensando na saúde e na qualidade de vida das pessoas”.

Em seguida, o professor Paulo Sérgio dos Santos palestrou sobre a “Tabela periódica: químicos e não químicos”.

A tabela periódica completa 150 anos neste ano e a UNESCO elegeu 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, comemorando a criação do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev, em 1869.

O Fórum de Químicos da CETESB tem promovido diversas atividades para comemorar a data: exposição sobre a aniversariante, na Biblioteca da CETESB ‘Prof. Dr. Lucas Nogueira Garcez’, exibição de vídeos e publicação de artigos na página NOSSA QUÍMICA, https://cetesb.sp.gov.br/blog/category/nossa-quimica/

Homenagens
As homenagens foram para o gerente do setor de Gráfica Luiz Gonzaga Benjamin Calou e para o engenheiro químico Jorge Rafael Alchera, que nos deixou no último mês de abril.

Reconhecimento merecido
O Dia do Químico é celebrado em 18 de junho, data que o antigo presidente, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800/1956, também conhecida por “Lei Mater dos Químicos”, criando os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentando a profissão.

Texto: Luciana Reis
Fotos: Francisco Lucrécio Júnior