Você está visualizando atualmente CETESB promove curso internacional sobre qualidade das águas

Patrícia Iglecias participou da abertura do treinamento que reúne 30 alunos de 15 países

A presidente Patrícia Iglecias participou em 09/09, na sede da Escola Superior CETESB, em São Paulo, da abertura da 2ª edição do curso internacional “Monitoramento e Diagnóstico da Qualidade das Águas”, fruto da parceria com a ANA/UNESCO/ABC-MRE/OTCA (Agência Nacional de Águas/Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores/Organização do Tratado de Cooperação Amazônica).

O programa de capacitação reúne 30 participantes, técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos, de estados brasileiros e de mais 14 países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guiana, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname e Venezuela. O treinamento segue até o dia 13/09.

A diretora-presidente da Companhia destacou a importância da realização do curso, chamando a atenção para as várias parcerias envolvidas, em consonância com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU (Organização das Nações Unidas). O 17º Objetivo é justamente o de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

“O fato de sediarmos este curso é fundamental”, afirmou a dirigente máxima da CETESB. “Várias facetas das parcerias envolvidas ficam claras neste treinamento”, complementou Patrícia Iglecias, lembrando que os 16 docentes, funcionários da agência ambiental paulista, irão proceder à transferência de conhecimentos especializados sobre o monitoramento e diagnóstico da qualidade das águas, adquiridos desde a década de 1970.

A presidente também ressaltou a atuação da Companhia no projeto Novo Rio Pinheiros, de despoluição, uma das prioridades do Governo do Estado de São Paulo, que terá intervenções nas áreas de todas as sub bacias dos grandes afluentes do Pinheiros, onde vivem cerca de 3,3 milhões de pessoas. A CETESB vai acompanhar e monitorar a qualidade das águas em todos os afluentes.

Os coordenadores técnicos do curso, Carmen Lucia Vergueiro Midaglia e Claudio Roberto Palombo, frisam que os conhecimentos que estão sendo passados são focados no treinamento da ODS 6.3, que estabelece a meta de até 2030 melhorar a qualidade de água nos corpos hídricos e ensinar a gerar o indicador 6.3.2, que apresenta a proporção de corpos hídricos com Boa qualidade de água.

No programa, constam temas como “Introdução à Qualidade da Água”, “Variáveis Físicas e Químicas de Qualidade da Água”, “Redes de Monitoramento, Caracterização Geográfica e Geração de dados”, “Critérios nacionais e internacionais de qualidade da água – Decretos, Resoluções e Diretrizes”, “Padrões nacionais e internacionais de qualidade da água, comunidades aquáticas e sedimento” e outros, e também, no último dia, 13, está prevista visita técnica embarcada aos pontos de rede conjunto CETESB/ANA e demonstração de amostragem de água e sedimento.

Além de Patrícia Iglecias, participaram da abertura os representantes da ANA, Jorge Thierry Calasans; da Unesco, Marcela Lang; da OTCA, Marcela Ibacache. Ainda pela CETESB, a geógrafa Carmen Lucia e o biólogo Claudio Roberto Palombo, ambos do Setor de Águas Interiores da CETESB; e Claudia Maria Zaratin Bairão, do Setor de Cursos e Transferência do Conhecimento da Companhia, que é a coordenadora executiva.

 

Marcela Lang, Marcela Ibacache, Carmen Lucia e Claudio Palombo.
Curso reúne 30 participantes
Alunos de 15 países
Clique no mapa para ampliar.