Você está visualizando atualmente CETESB no 2° Congresso Nacional de Prefeitos

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou hoje (01/10) do 2° Congresso Nacional de Prefeitos, no auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo. Ela foi convidada especial no painel com o tema “Eficiência na Gestão Pública” e falou sobre “Experiência para Ações Consorciadas – Missões Espanha e China”. Também falou no painel sobre “Meio Ambiente e Saneamento”, em que expôs resumidamente o projeto de despoluição do Rio Pinheiros.

Em sua primeira apresentação, Patricia Iglecias lembrou que as agendas atuais, inclusive da ONU, só conseguem ser realizadas com a participação dos municípios, através dos governos locais. Nesse sentido, questionou se vale a pena o trabalho individual, quando há a opção melhor envolvendo experiências bem-sucedidas de consórcios. Assim, deu exemplos da Espanha e da China, com base em missões internacionais das quais participou, com outros representantes do Governo do Estado.

Patrícia Iglecias mencionou os casos bem-sucedidos do Centro de Tratamento de Resíduos de Algimia de Alfara, do Complexo de Valorização de Resíduos de Guaduassur e a Planta de Compostagem de Lodo de Murcia. Segundo a dirigente, o Centro de Alfara, que trabalha com apenas 35 funcionários, atende de 250 mil a 400 mil habitantes. Também destacou a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que fez uma parceria com a China e mencionou, ainda, a criação da Célula de Inteligência de Licenciamento Ambiental, pelo governador João Dória.

Com relação ao projeto do Rio Pinheiros, Patrícia Iglecias lembrou que a CETESB é responsável pelo monitoramento, explicando que sem o diagnóstico que se tem da qualidade das águas, graças ao trabalho da Companhia, não seria possível avançar com o projeto de despoluição. Informou que o projeto atual enfoca o saneamento, e não só simplesmente a tecnologia, e que os resultados de melhoria efetiva a que se esperam chegar em 2022 permitirão a reapropriação urbana do Pinheiros, com atividades de turismo no rio e no seu entorno, por exemplo.

Na mesma mesa da presidente no congresso, estavam também presentes, entre outros, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira; o prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira Júnior; e o deputado federal Geninho Zuliani, presidente da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos.