CETESB recebe visita de especialistas da USEPA

Os técnicos da agência norte-americana conheceram o setor de telemetria e os laboratórios de emissões veiculares

Especialistas da Agência Ambiental dos Estados Unidos (USEPA) estiveram em visita à CETESB, nos dias 19 e 20 de setembro, para conhecer as ações da Companhia no controle das emissões veiculares. Na oportunidade, foram recebidos pelo diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, e por representantes do Departamento de Cooperação Institucional e Internacional da presidência.

Pela USEPA, estiveram presentes Jim Blubaugh, diretor de Atividades Internacionais; Diana Galperin, economista e mais dois engenheiros dos laboratórios de emissões veiculares da agência em Ann Arbor (Michigan), Steve George e Daniel McBryde. Também participou da visita o coordenador-geral de Gestão da Qualidade Ambiental do IBAMA, Gilberto Werneck de Capistrano Filho, responsável pelo gerenciamento no âmbito federal dos programas de controle Proconve e Promot.

Foi apresentada aos visitantes a atual legislação de controle das emissões veiculares no Brasil, composta pelas três últimas Resoluções CONAMA publicadas no final de 2018 e início de 2019. Em seguida, técnicos do Departamento de Apoio Operacional falaram sobre a atuação da Companhia em fóruns nos quais estão sendo criados os procedimentos necessários ao atendimento dos mais recentes requisitos prescritos pela legislação citada.

A USEPA apresentou seus recentes estudos feitos para detecção de comportamento anômalo das emissões de poluentes veiculares utilizando técnicas de inteligência artificial na análise de dados (ANN – Artificial Neural Network).

No primeiro dia da visita, os visitantes conheceram as instalações do Setor de Telemetria, incluindo a estação Pinheiros de monitoramento da qualidade do ar. A seguir, visitaram o Laboratório de Emissão Veicular da sede. No segundo dia, estiveram nas instalações do Laboratório de Emissão Veicular descentralizado, em São Bernardo do Campo.

A presença da missão da USEPA é fruto de contatos estabelecidos pela CETESB, desde que começou a participar de encontros internacionais que discutem o avanço no controle das emissões veiculares nos principais países do mundo. Esses foram iniciados pela agência norte-americana, no ano de 2016, logo após os eventos de fraudes em sistemas de controle de emissão por parte de fabricantes de veículos, conhecidos como “Dieselgate”.