Você está visualizando atualmente CETESB, SIMA e SindusconSP fazem convênio para apoiar implantação do SIGOR no Estado

Órgãos estaduais do meio ambiente e entidade representativa da construção civil somam esforços para aprimorar gestão e rastreabilidade dos resíduos produzidos pelo setor

A CETESB e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado – SIMA assinaram em 08/10, em São Paulo, um convênio com o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo), com o objetivo de conjugar esforços para a consolidação da implantação do SIGOR – Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil. Essa consolidação refere-se à gestão e rastreabilidade de resíduos produzidos pelo setor.

O SIGOR foi instituído pelo Decreto Estadual nº 60.520, de 2014, e é uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos sólidos, desde sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias, e permite o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de RCC. No Módulo Construção Civil, sua correta utilização assegura que os resíduos gerados sejam transportados por empresas cadastradas e legalizadas, e destinadas a locais devidamente licenciados, garantindo assim a sua destinação ambientalmente adequada.

Assinaram o Termo de Convênio a diretora-presidente Patrícia Iglecias, pela CETESB; o secretário Marcos Penido, pela SIMA; e o presidente Odair Senra, pelo Sinduscon-SP. O evento de assinatura do documento aconteceu no auditório Van Acker, na sede da CETESB e SIMA, e contou também com as presenças, entre outros, do assistente executivo da Presidência da CETESB e idealizador do SIGOR, João Luiz Potenza; da gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da Companhia, Lia Demange; e do coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA, José Valverde Filho.

Patrícia Iglecias destacou a importância da parceria, lembrando do caso exemplar e de sucesso do município de São José do Rio Preto com o SIGOR-Módulo Construção Civil, criado em conjunto com o Sinduscon-SP e gerenciado pela CETESB, com vários transportadores cadastrados, usinas privadas e pública de reciclagem, e mais de 50 Planos de Gerenciamento online validados, entre outros números. A presidente também ressaltou o programa CETESB de Portas Abertas, enfatizando que a Companhia está aberta a receber aporte do setor privado.

Por sua vez, o secretário Penido observou que o setor de construção civil é grande gerador de resíduos. “Essa junção de esforços é necessária para que possamos buscar uma solução para um tema tão importante para o meio ambiente, como este dos resíduos da construção civil”, afirmou.

E o presidente do Sinduscon reafirmou o compromisso de sua entidade em apoiar a implantação do Sigor nos municípios do Estado de São Paulo. “É com grande satisfação que participamos desta iniciativa de sustentabilidade ambiental”. O dirigente, também referindo-se ao exemplo de São José do Rio Preto, lembrou que da implantação do SIGOR naquele município, apesar de inicialmente estar focado nos grandes geradores de resíduos da construção civil, o que se verificou foram benefícios gerais para toda a sociedade.

Assinatura do documento
Conjunção de esforços

Fotos: José Jorge