Você está visualizando atualmente CETESB, ABAS e APAS firmam compromisso para adotar a logística reversa de embalagens de aerossóis

Durante o X Congresso Latino-Americano de Aerossol, aberto na quarta-feira (09/10), no Hotel Maksoud Plaza, na capital, a CETESB, a Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (ABAS) e a Associação Paulista de Supermercados (APAS), assinaram um Termo de Compromisso para implantação de um plano de logística reversa de embalagens pós-consumo de aerossóis.

O documento foi assinado pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; pelo diretor de Avaliação de Impacto Ambiental, Domenico Tremarolli; por Hugo Agustin Chaluleu, da ABAS; Ronaldo dos Santos, da APAS e pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido. De acordo com as metas estabelecidas no acordo, até o final de 2020 as entidades do setor, signatárias do termo, se comprometem a recolherem 22% das embalagens de aerossóis colocados no mercado paulista, até alcançar a meta de 31,80 até 2023.

Para a presidente Patrícia Iglecias, a assinatura de mais este Termo de Compromisso junto ao setor empresarial, representa um grande avanço na política estadual de logística reversa. “Ao mesmo tempo em que se busca a redução do volume de embalagens destinadas a aterros ou à incineração, há um estímulo para se ampliar a oferta de produtos ambientalmente amigáveis”, afirmou.
Em sua palestra no primeiro dia do evento, Patrícia Iglecias anunciou que a CETESB já firmou 12 Termos de Compromisso com vários setores da indústria e do comércio, para a implantação de planos de logística reversa para recebimento, armazenamento e destinação final ambientalmente adequada, de embalagens e produtos pós-consumo.

Segundo a dirigente, mais de 2 mil empresas apresentaram planos de logística reversa para avaliação do órgão ambiental e foram realizadas inúmeras reuniões de trabalho com consórcios e municípios, para oferecer orientações sobre a implementação desses planos e de boas práticas de gestão para a redução de resíduos destinados a aterros. Mais de 196 municípios foram alcançados com este trabalho, dentro da política da “CETESB de Portas Abertas”, adotada pela nova gestão da companhia.

Para o presidente da ABAS, Augustin Chaluleu, a Federação Latino-Americana de Aerossóis (FLADA), buscará reafirmar sua missão institucional para a promoção do desenvolvimento da indústria, seja no campo tecnológico, seja na esfera da política setorial, sem deixar de cuidar da proteção de todo o setor de aerossol de forma sustentável. O evento contou com a presença do subsecretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Trani.