Você está visualizando atualmente FID viabiliza mais recursos para o Inventário de Fontes de Poluição

Os recursos serão empregados na compra de equipamentos para alimentar o Sincet Web

O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, liberou aproximadamente R$ 500 mil para o projeto Sincet Web, que tem como finalidade dotar a CETESB de um sistema de gerenciamento do inventário de fontes de poluição e seus impactos, possibilitando a visualização instantânea da sua magnitude em um mapa georreferenciado.

O termo de aditamento do contrato com o FID foi assinado nesta segunda-feira, dia 14, pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias e pelo presidente do Comitê Gestor do Fundo, Paulo Dimas Mascaretti, na sede da Secretaria de Justiça. Também participaram do ato a Diretora de Controle e Licenciamento Ambiental, Zuleica Lisboa Perez e o gerente do Setor de Projetos Especiais, Milton Norio Sogabe.

Segundo Patrícia Iglecias, a liberação de novos recursos perfazem um total de R$ 5,2 milhões já disponibilizados à CETESB a fundo perdido, para aplicação no projeto. “Isto permitirá dotar às Agências Ambientais da Região Metropolitana de São Paulo de mais equipamentos necessários para alimentar o banco de dados do Sincet Web”, disse a presidente.

Em sua primeira fase, o sistema georreferenciado de gestão de informações sobre impactos ambientais das fontes de poluição do ar, águas e solo é o primeiro inventário desse tipo elaborado e já implantado no país. O sistema armazena, organiza (geográfica e temporalmente) e recupera dados ambientais sobre emissões atmosféricas, despejos de efluentes líquidos ou resíduos sólidos e áreas contaminadas, da Grande São Paulo.

Com o Sincet Web, as tomadas de decisões do corpo gerencial da CETESB ganharão agilidade, possibilitando reduzir os prazos de licenciamento e contribuir, significativamente, para o desenvolvimento sustentável do Estado.