A CETESB sediou, nesta terça-feira (29/10), a Reunião Preparatória da América Latina e Caribe, para a 3º Conferência das Partes (COP 3) da Convenção de Minamata sobre mercúrio, a ser realizada em novembro próximo, em Genebra, Suíça. O encontro, com duração de dois dias, está sendo realizado no Hotel Maksoud Plaza, na capital, envolvendo discussões para a definição de regras internacionais para o uso e comércio de mercúrio e controle de substâncias químicas.

Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB, participou da abertura oficial da reunião, quando destacou alguns objetivos e metas que são diretamente relevantes para o gerenciamento de produtos químicos e resíduos, tais como a meta prevista para até 2030 de eliminação do dumping e minimização do lançamento de produtos químicos perigosos no meio ambiente, bem como o gerenciamento ambientalmente correto de produtos químicos, através do seu ciclo de vida.

O objetivo da Convenção de Minamata é proteger a saúde humana e o meio ambiente dos efeitos significativamente negativos das emissões e liberações de mercúrio, por meio de disposições relacionadas a todo o ciclo de vida do mercúrio, incluindo controles e reduções em uma gama de produtos, processos e indústrias onde o mercúrio é usado, liberado ou emitido.

A Convenção também trata da mineração direta de mercúrio, sua exportação e importação, seu armazenamento seguro e seu descarte uma vez como resíduo. A identificação da população em risco, o aprimoramento da assistência médica e o melhor treinamento dos profissionais de saúde na identificação e tratamento de efeitos relacionados ao mercúrio também resultarão da implementação desse tratado.