Você está visualizando atualmente CETESB monitora e divulga qualidade do ar do bairro de Perus

Estação móvel faz parte da rede de monitoramento automático da Companhia

A CETESB iniciou no último dia 08/11 a divulgação do monitoramento da qualidade do ar no bairro de Perus, no extremo da zona norte da capital. O monitoramento é realizado por uma estação automática móvel instalada dentro do Centro Esportivo e de Lazer de Perus, à Rua Mogeiro, 1.031, e que coleta amostras do ar do local e envia os dados para a central telemétrica da Companhia, no bairro de Pinheiros.

O monitoramento em tempo real permite avaliar os níveis de poluição e qualidade do ar aos quais a população está exposta e classificar a concentração dos poluentes medidos, tendo como base os valores recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados gerados fornecem subsídios para a implementação das ações de controle e fiscalização das fontes de emissão, assim como para o licenciamento ambiental realizado pela CETESB.

Segundo a gerente da Divisão de Qualidade do Ar, Maria Lúcia Guardani, o distrito de Perus foi escolhido por estar na área de influência do Rodoanel Norte e por proporcionar a expansão da rede de monitoramento para áreas mais periféricas do município de São Paulo. Ela lembra que o monitoramento automático realizado pela Estação Perus fará parte da divulgação feita através dos relógios digitais da Prefeitura Municipal de São Paulo na zona norte. E também ressalta que as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e da Segurança Urbana colaboraram disponibilizando espaço físico e a infraestrutura necessária.

Nessa estação móvel, serão monitorados os poluentes partículas inaláveis (MP10 e MP2,5) e ozônio (O3). Os dados desta estação, bem como das outras 62 estações automáticas distribuídas pelo Estado, estão disponíveis também na página da Companhia na internet (https://servicos.cetesb.sp.gov.br/qa/). No total, são 30 estações na Região Metropolitana de São Paulo e 33 no interior e litoral.