Você está visualizando atualmente CETESB e CVS realizam palestras e treinamento sobre gestão de produtos químicos

A CETESB, na qualidade de Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), em parceria com a CVS/SES (Centro de Vigilância Sanitária/Secretaria de Saúde do Estado), promoveu um ciclo de palestras e treinamento sobre gestão de produtos químicos, com cooperação da Agência de Produtos Químicos da Suécia (Keml). Os eventos aconteceram ao longo da semana passada, entre os dias 04 e 08/11, em São Paulo.

No dia 04, a presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, recebeu especialistas da KemI, Lennnart Docks, gerente do Programa Internacional de Treinamentos; Mats Forkman, assessor da Unidade Internacional; e Cecília Westöö, assessora sênior da Unidade Internacional.

A presidente esteve acompanhada de Jorge Gouveia, gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional da Companhia; Rosimeire Molina, do Departamento de Cooperação Institucional e Internacional; e Lady Virginia Traldi Meneses, gerente da Divisão de Acordos Multilaterais (PDA).

Segundo Lady Virginia, durante o encontro, potenciais atividades a serem desenvolvidas foram identificadas, assim como a possibilidade de cooperação direta entre a agência sueca e a CETESB.

E, durante a semana, foi realizado o seminário de “Políticas Integradas de Segurança Química e Gestão de Resíduos para Proteção da Saúde Coletiva”, também com a participação dos especialistas da Keml. Foram abordados o tema da segurança química no contexto da Agenda sobre Desenvolvimento Sustentável – 2030, a visão geral sobre o controle de produtos químicos no Brasil, as estratégias na Suécia e as iniciativas paulistas no gerenciamento de produtos químicos e avaliação de risco. Cerca de 170 profissionais, de órgãos de saúde, trabalho e meio ambiente, além de estudantes e pesquisadores das universidades, assim como representantes do setor industrial e da sociedade civil , participaram do seminário.

Também, como parte do programa de capacitação com a Agência Keml, 35 profissionais de diversos segmentos e estudantes integraram o Treinamento Internacional sobre Desenvolvimento de Estratégias para o Gerenciamento Nacional de Produtos Químicos, promovido pela Companhia e Escola Superior CETESB, no auditório do CVS, na capital.

Como ressaltou Lady Virginia, a CETESB, na qualidade de Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre POPs, vem trabalhando em cooperação com a KemI e a Agência de Cooperação de Desenvolvimento Internacional da Suécia (Sida), visando fortalecer as capacidades institucionais, para a gestão adequada de produtos químicos dos países da América Latina e Caribe, em especial, nos estados brasileiros. Neste ano de 2019, priorizou-se a capacitação de profissionais do Estado de São Paulo, com a parceria do CVS.

Fotos: Maria Rita Negrão