Você está visualizando atualmente Municipios do Vale Do Ribeira se capacitam na Gestão de Resíduos Sólidos

O município de Juquiá, no Vale do Ribeira, completou com êxito mais uma etapa do Programa de Capacitação de Representantes Municipais em Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, sob coordenação da ABRELPE e da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA).

Além de Juquiá, outros 13 municípios da região participaram desta capacitação, organizada pela secretaria municipal de Meio Ambiente, em Pariquera-Açú. O encontro visou o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e também apoiar iniciativas locais para o aprimoramento da gestão municipal de resíduos sólidos. “Fico muito feliz de transmitir os conhecimentos que adquiri na capacitação aos técnicos que participaram do nosso evento”, afirmou o secretário da Pasta, Rafael França.

E para tanto, contou com o suporte de representantes técnicos da ABRELPE, da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo (AMLURB), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da CETESB, representada pelo engenheiro Fernando Antônio Wolmer e pelo Assistente Executivo da Presidência João Luiz Potenza.

Os temas abordados foram selecionados conforme as necessidades da região: estrutura detalhada do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), apresentada por Wolmer, mecanismos de financiamento, ferramentas de comunicação e engajamento social e logística reversa. “A logística reversa passa a ser um tema muito importante a ser inserido nos PGIRS; ainda mais que São Paulo é o único estado que vinculou a renovação das licenças de operação à entrega dos Planos de Logística Reversa pelas empresas”, comenta Potenza.

A partir desse encontro, a expectativa é a de que os municípios se sintam estimulados a desenvolver e implementar seus PGIRS, seja com corpo técnico próprio ou por meio da contratação de consultoria especializada. “O aprendizado mais importante do Programa de Treinamento desenvolvido pela ABRELPE e SEPA é a confiança técnica que os municípios participantes desenvolveram para o planejamento adequado de seus sistemas de gestão de resíduos”, explicou a representante da ABRELPE, a coordenadora técnica Gabriela Otero.