Entrega do troféu “Gente de Valor” homenageou a diretora-presidente da CETESB

A presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, foi agraciada com o troféu “Gente de Valor”, nesta quinta-feira (05/12), no Buffet França, em São Paulo, no jantar anual de confraternização da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim) e Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Químicos e Petroquímicos no Estado de São Paulo (Sincoquim).

O prêmio foi instituído pelas duas entidades em 2010 para reconhecer pessoa ou empresa que se destaque na sua área de atuação. O presidente da Associquim/Sincoquim, Rubens Medrano, e a vice-presidente Erica Takeda Marquesini fizeram a entrega do troféu à dirigente da Companhia.

Medrano ressaltou o compromisso do setor com a preservação do meio ambiente e destacou a implementação do Prodir – Processo Distribuição Responsável, um programa interno baseado em metodologia criada no Canadá em 1987 e depois também adotada pelos Estados Unidos. É um processo de gestão especificamente desenhado para o setor de distribuição de produtos químicos e petroquímicos, que envolve auditorias internas e indicadores de desempenho para melhoria da performance.

Conforme o presidente das entidades enfatizou, o Prodir exige uma abordagem sistemática voltada para as questões da qualidade, saúde, segurança e proteção do homem e do meio ambiente, “pois são elas que determinam o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e a sociedade de uma forma geral, além de diminuição do custo social para o governo.”

Patrícia Iglecias reconheceu os esforços realizados pelos representantes do setor e o papel relevante da Associquim e Sincoquim, e lembrou que sustentabilidade se tornou sinônimo de eficiência.
Ressaltou, ainda, o programa “CETESB de Portas Abertas”, que tem contribuído para que os processos de licenciamento sejam mais dinâmicos e ágeis. “Temos que atuar proximamente ao setor privado. E vemos que a Associquim e a Sincoquim vêm buscando a melhoria contínua. O Prodir demonstra o compromisso desse setor com o meio ambiente”, declarou. Por fim, a presidente chamou a atenção para o fato de que entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, ressalta-se a importância das parcerias e lembrou que as atividades da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica, no âmbito da Companhia, foram retomadas este ano. “Trabalhando juntos, manteremos o Estado de São Paulo no protagonismo que lhe é peculiar, além de indutor de políticas públicas”, concluiu.

Fotografia: Pedro Calado