Você está visualizando atualmente Acordo Ambiental São Paulo apresentado na Feira Conexão Carbono Zero

O Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa do estado mais industrializado do Brasil, tem como objetivo incentivar empresas a adotarem metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa, inspiradas no Acordo de Paris, foi apresentado na terça-feira (10), pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, durante a Feira Conexão Carbono Zero 2020 e Climate Summit, evento paralelo na 25ª Conferência das Partes (COP 25), que acontece em Madri, na Espanha.

A dirigente integra a missão paulista que está representando o Governo do Estado de São Paulo na conferência internacional, ao lado do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e do presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Segundo Patrícia Iglecias, até o momento, de 57 empresas privadas e do setor público já aderiram ao Acordo Ambiental São Paulo. A iniciativa demonstra o esforço conjunto dos empresários e do próprio governo estadual, na redução das emissões de gases que aumentam a temperatura do planeta, “através de eficiência hídrica, energética e sustentável, valorizada pelo estado”, afirmou.

Entre essas entidades que aderiram ao esforço voluntário para reduzir as emissões, Patrícia Iglecias citou a UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar –, que representa as principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo e a APAS – Associação Paulista de Supermercados. Isso significa que temos muito mais do que 57 empresas, e de importantes da economia.

E anunciou, no âmbito da CETESB, a implantação da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, que visa contribuir com as ações que objetivam combater os impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas, envolvendo discussões sobre a produção de energia de fontes renováveis, o controle da emissão de gases agravadores do efeito estufa, a ocupação desordenada do solo e as medidas de gerenciamento dos resíduos sólidos.