Você está visualizando atualmente Governo do Estado apresenta à comunidade internacional em Madri o Acordo Ambiental de São Paulo

Durante o evento foram firmadas parcerias com o setor de resíduos e com o governo do Amazonas para monitoramento do ar na região

A sede da embaixada brasileira em Madri, na Espanha, foi palco na última terça-feira, dia 10, de um evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da CETESB, para divulgar internacionalmente o Acordo Ambiental São Paulo e o Estudo de Baixo Carbono, além de abordar o papel dos governos subnacionais na implantação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Na mesa de abertura, capitaneada pelo secretário Marcos Penido e Patrícia Iglecias, além do presidente da Sabesp, Benedito Braga, também estiveram presentes o Embaixador Afonso Massot; a secretária adjunta de Agricultura e Abastecimento do Estado, Gabriela Redana, representantes da Braskem, ÚNICA, Carrefour e das Associações Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE) e de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), entre outros.

Para a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, o Estado de São Paulo, entendendo o seu papel como governo subnacional, “tem realizado um intenso trabalho na agenda climática”. Segunda ela, o exemplo mais recente é o lançamento do Acordo SP. “Empresas e entidades dos setores público e privado, fizeram ampla adesão voluntária, que permite ao governo identificar e estabelecer políticas públicas que visem o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris” ressaltou.

Durante o evento, a CETESB oficializou duas importantes parcerias, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE) e um Protocolo de Intenções com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), para a melhoria da qualidade do ar e da gestão de resíduos sólidos no Estado do Amazonas.

Acordo com ABETRE

Faz alguns meses que a CETESB e a ABETRE realizaram reuniões técnicas com o objetivo de desenvolver em parceria o SIGOR – Sistema de Gerenciamento OnLine de Resíduos Sólidos – Módulo Resíduos Industriais. Com este sistema em operação, será possível rastrear os resíduos desde a sua geração até a sua disposição ambientalmente adequada.

Para início nesta parceria, foi assinado um Termo de Cooperação tendo a SIMA participado como interveniente neste processo.

O sistema possibilita a elaboração de banco de dados específico, integrado aos demais bancos do setor de resíduos e a geração de relatórios gerenciais, bem como a possibilidade da emissão do plano de gerenciamento de resíduos pelo empreendedor, sob acompanhamento da CETESB.

Segundo o presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga Alves Pereira, “essa será uma iniciativa online que vai garantir a rastreabilidade de resíduos que não sejam aqueles enviados aos lixões”. Dessa forma, garantiu o empresário, “estaremos contribuindo para que os efeitos no clima não sejam afetados, bem como o meio ambiente”, afirmou.

Acordo com a FAS

Com a Fundação Amazonas Sustentável, foi firmado parceria para melhorar a qualidade do ar e a gestão de resíduos sólidos no Amazonas.”Esse acordo é de extrema importância porque estabelece ações concretas para combater a poluição e monitorar a qualidade do ar no Estado”, reforçou Virgílio Viana, Superintendente-geral da FAS.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários que tem por missão fazer a floresta valer mais em pé do que derrubada, promovendo ações de desenvolvimento sustentável e de melhoria de qualidade de vida dos povos que vivem na floresta.

Por meio de programas e projetos, a FAS impacta a vida de cerca de 40 mil pessoas em 16 Unidades de Conservação do Estado, em cooperação com a Sema e apoio do Fundo Amazônia/BNDES, Samsung, Bradesco e Coca-Cola.