A Escola Superior da CETESB, criada há sete anos para propiciar a transferência de conhecimento e, principalmente, preparar profissionais para atuarem nas áreas de saneamento e meio ambiente, conquistou resultados expressivos em 2019, com a oferta de 201 cursos e eventos técnicos que contaram com a participação de 6.274 profissionais internos, de outros estados brasileiros e 35 representantes de países da América Latina e do Caribe.

Além do número elevado de cursos e eventos, a escola alcançou nos últimos doze meses o maior número de capacitações contabilizado em toda a história da CETESB, com 4.020 oportunidades, das quais 72,5% na modalidade de ensino a distância, uma evolução tecnológica que tem ampliado o campo de atuação, levando oportunidade de aprendizado a pessoas em locais que não têm a possibilidade de cursar o ensino presencial.

Este avanço no campo das capacitações contribuiu na qualidade das análises dos pedidos de licenças ambientais. Em 2019, foram analisados pelos técnicos da CETESB mais de 60 mil solicitações de abertura de empreendimentos de médio e pequeno porte, o que representou 36,8% a mais de produtividade comparado a 2018, superando em 16,5% o rendimento registrado no melhor ano da empresa, que foi em 2015.

Segundo a diretora-presidente Patrícia Iglecias, “a capacitação de pessoas é uma atividade estratégica para a CETESB, espinha dorsal para o desempenho de suas atividades. E esses resultados só foram possíveis graças à dedicação de todo o corpo funcional da Escola Superior”, ressaltou.

Os funcionários ainda participaram de 123 cursos e eventos externos, incluindo sete no exterior. Ao final do ano havia 58 técnicos matriculados em programas de pós-graduação, incluindo nove alunos no curso de especialização “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, oferecido pela Escola Superior devidamente autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) e homologado pela Secretaria de Estado da Educação.

Complementando o trabalho de transferência de conhecimento, em 2019, a Biblioteca “Prof. Dr. Lucas Nogueira Garcez” atendeu 4.896 usuários presenciais e mais 3.129 à distância (através de e-mails), emprestou 1.180 documentos, tratou tecnicamente 1.563 títulos e efetuou 3.901 normalizações para editoração/publicação de documentos. No total, foram contabilizados 132.606 pesquisas online e consulta a 2.277 documentos.

Agenda de cursos e inscrições

Conheça aqui a agenda de cursos e treinamentos práticos especializados para o ano de 2020 e como se inscrever.

E, devido ao elevado interesse sobre o tema, em março/2020 também será aberto um curso sobre Logística Reversa. Informações serão disponibilizadas nos links acima em breve.