Você está visualizando atualmente Patrícia Iglecias prestigia o lançamento da Operação Areia Limpa

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou no dia 23 de janeiro do coquetel de lançamento do livro “Combate às Fontes de Poluição Marinha por Resíduos Sólidos” e do projeto piloto “Operação Areia Limpa”, organizado pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em parceria com a Questtonó Consultoria de Inovação e Design, onde foi realizado o evento.

Durante o lançamento oficial, autoridades dos governos federal e estadual, representantes municipais, além de especialistas e demais convidados, puderam conhecer os resultados da primeira fase da assistência técnica realizada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos, com recursos da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA).

A Operação Areia Limpa da Abrelpe é uma ação inédita no Brasil. Iniciada no sábado (25), na praia de Santos, contou com a participação de dois ambulantes que atuam na faixa de areia das praias, próximo aos canais 2 e 5. Eles receberam seus clientes com um novo conjunto de acessórios preparados para conscientizar banhistas sobre a redução de lixo no ambiente.

O material foi definido a partir de estudos que envolveram os próprios ambulantes e profissionais de diversas áreas como antropólogos, educadores ambientais, geógrafos, biólogos, jornalistas, publicitários entre outros. “É a primeira vez que uma ação de prevenção e combate ao lixo no mar é implementada a partir de estudos metodológicos multissetoriais, com a execução idealizada a partir da prototipagem de soluções que tenham econômica, técnica e operacional. Isso para que se possa alcançar o objetivo maior de reduzir a quantidade de resíduos que vão para o mar”, afirma o diretor presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

O kit é composto por mesas com lixeiras, taças e copos retornáveis; canudos compostáveis, bituqueiras de bambu, carrinho coletor para limpeza do entorno e placas com informações sobre descarte. O projeto piloto terá duração de 30 dias. Durante o período de testes, serão analisados o comportamento e a resposta do público aos novos equipamentos.

“É um projeto desenvolvido com muita seriedade, pensado e implementado para estimular uma mudança de comportamento das pessoas, já que meio ambiente corresponde não só ao meio físico e biológico, mas também ao meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo ser humano”, ressalta Patrícia Iglecias.

A publicação e todos os relatórios técnicos do projeto podem ser acessados em www.lixoforadagua.com.br. Sobre o projeto piloto na praia, o perfil @operacaoareialimpa no Instagram traz informações atualizadas diariamente.