CETESB e SINDIREPA renovam parceria de mais de 20 anos

O Protocolo de Intenções do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel foi renovado nesta segunda-feira

O SINDIREPA (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e a CETESB renovaram, nesta segunda-feira (27), o Protocolo de Intenções do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), parceria de mais de 20 anos entre as instituições. A renovação do acordo foi assinada, na sede da agência paulista, pela diretora-presidente Patrícia Iglecias, pelo diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, e pelo presidente e vice-presidente do SINDIREPA, Antônio Carlos Fiola Silva e José Nogueira dos Santos, respectivamente.

O PMMVD tem como objetivo a diminuição da quantidade de veículos movidos a diesel em más condições de manutenção e a redução dos níveis de poluentes emitidos na atmosfera. Pelo acordo, as oficinas vinculadas ao SINDIREPA, cadastradas pela CETESB, estão autorizadas a emitirem o RMO (Relatório de Medição de Opacidade). Os RMOs podem ser utilizados para comprovação da realização de reparos no veículo a diesel, podendo obter a redução de 70% do valor da multa por emissão excessiva de fumaça preta, atualmente, de R$ 1.656,66.

Além desse benefício, os RMOs também podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de programas de incentivos especiais aos veículos em circulação. Segundo Patrícia Iglecias, a CETESB estabelece nesse protocolo os pré-requisitos e as exigências a serem atendidas e desempenha um papel importante na capacitação do corpo técnico das oficinas cadastradas, por meio de treinamentos fornecidos na Companhia a cada três meses.

Para o presidente do SINDEREPA, Antonio Carlos Fiola Silva, a importância do programa está no fato de que, ao mesmo tempo em que busca uma melhoria na qualidade do ar ao incentivar o proprietário do veículo a fazer a manutenção preventiva do motor, não penaliza o caminhoneiro, já que o estimula a realizar a reparação nas oficinas credenciadas e, assim, ter direito ao desconto na multa.