Você está visualizando atualmente Especialistas da CETESB recebem alunos da Escola Superior

O grupo, constituído por discentes da 3ª turma da pós-graduação, conheceu os nove laboratórios instalados na sede da Companhia.

Um grupo participativo e interessado visitou hoje (6/3) os nove laboratórios instalados na sede da Companhia Ambiental o Estado de São Paulo (CETESB). A atividade integra a parte prática do curso de pós-graduação ministrado pela Escola Superior.

Para Tânia Mara Tavares Gasi, gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento, a visita é o elo entre o teórico e o prático. “As aulas abordam as ações de licenciamento, controle e fiscalização. Com a visita aos laboratórios é possível entender a importância das amostras coletadas em todo o processo.”

A CETESB é praticamente autossuficiente nas análises de suas coletas, o que facilita e acelera os processos administrados pela instituição. “São aproximadamente 200 mil análises/ano que atendem à demanda da Companhia em monitoramento e fiscalização”, explica Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais.

O primeiro laboratório visitado foi o de Amostragem, porta de entrada da Companhia para todas as amostras coletadas, conforme Carlos Jesus Brandão, gerente da Divisão de Amostragem.

Para Karina Bueno, aluna do curso, “fazer a pós-graduação foi realizar um sonho, pois a CETESB é referência quando o tema é meio ambiente”. A motivação é compartilhada com outro aluno, Alexandro Welikow, engenheiro aposentado, mas ainda na ativa como consultor ambiental, que está aproveitando “as horas vagas para completar o conhecimento”.

Os laboratórios instalados na sede da Companhia agrupam 110 funcionários, incluindo químicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos e administrativos. Uma marca é a parceria realizada com as universidades e instituições de pesquisa como forma de evolução, transferência e modernização das pesquisas e do conhecimento.

Laboratório de Amostragem

 

Aprimorar o conhecimento explica Alexandro Welikow
Um sonho realizado define Karina Bueno

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite
Fotografia: José Jorge