Você está visualizando atualmente CETESB apresenta seu novo modelo de gestão na 9ª EBDQUIM

As ações da CETESB, dentro do conceito de empresa digital, seguindo um novo modelo de gestão que leva a marca “CETESB para todos”, foram apresentadas pela diretora-presidente Patrícia Iglecias, durante o 9º Encontro Brasileiro dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (EBDQUIM, realizado na segunda-feira (9), na capital. Promovido pela ASSOCIQUIM, o encontro é realizado a cada dois anos com a finalidade de discutir tendências, desafios e expectativas do setor.

Patrícia Iglecias expôs aos CEOs, diretores, gerentes e superintendentes das áreas de logística, operações, distribuição e abastecimento, das empresas que formam a cadeia de produtos químicos, o que a “Célula de Inteligência” criada na CETESB vem desenvolvendo na área de licenciamento ambiental, com novos procedimentos informatizados, que têm permitido um aumento nos indicadores de produtividade. Um dos exemplos citados foi a implantação do Via Rápida Ambiental (VRA), por meio do qual o empreendedor obtém o licenciamento ambiental simplificado de forma rápida e gratuita.

Por meio da integração de todo o sistema de licenciamento, em 2019, foram atendidos mais de 60 mil pedidos de emissões de licenças. “Com essas inovações, foi possível alcançar uma média de 236 solicitações atendidas por dia útil, o que representou 36,8% a mais de produtividade em relação ao ano de 2018”, afirmou.

Patrícia Iglecias também falou sobre a criação, em agosto de 2019, da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica, que ampliou o diálogo com o setor, definindo uma agenda prioritária para políticas ambientais, para facilitar o desenvolvimento sustentável da indústria química nacional.

Por último, a diretora-presidente abordou sobre o “Acordo Ambiental SP”, uma adesão voluntária de empresas do setor privado e do público, voltadas para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris, um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global.