Encontro reuniu representantes de vários segmentos da economia paulista

Em razão da pandemia da Covid-19 e do período de quarentena, a CETESB instalou, nesta terça-feira (31/3), por videoconferência, a Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, reunindo 18 representantes de vários setores da economia do Estado de São Paulo. Esse encontro possibilitou o estreitamento de relações entre o Estado e as empresas participantes. Desse modo, o Estado passará a receber dados relativos aos balanços de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e a oferecer apoio técnico às empresas.

Para Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB, a implantação da Câmara Ambiental permite fortalecer tecnicamente uma das mais expressivas iniciativas voluntárias de integração público-privada, com foco na agenda das mudanças climáticas no Estado. “Hoje, estamos instalando a Câmara de Mudanças Climáticas e, ontem, assinamos duas importantes decisões de diretoria sobre licenciamentos, fiscalizações e autuações. Com isso, estamos demonstrando que, como órgão essencial, continuamos trabalhando para o desenvolvimento equilibrado e sustentável do Estado”, ressaltou.

Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica) e presidente empossado da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, destacou que, mesmo nesse momento singular, não podemos deixar de pensar no mundo pós-crise e garantir que ele seja mais sustentável que antes. “A criação da Câmara é um sinal que venceremos a atual crise e teremos uma vida ambientalmente correta pós-pandemia”, acrescentou. Para José Pedro Fittipaldi, da InvestSP, a entidade está alinhada à missão do Acordo Ambiental de São Paulo e a sua estratégia baseada na cooperação com o setor privado. “Estamos empenhados no suporte à formação da rede e em explorar sinergias nas áreas de investimentos, P&D e inovação”, ressaltou.

Eduardo Marson, da GFB, ressaltou a importância da preservação como forma de compensar emissões, assunto que será discutido no âmbito da Câmara de Mudanças Climáticas.

Como secretária executiva da Câmara foi empossada a assessora da presidência da CETESB, Josilene Ferrer, que destacou a importância da participação de empresas líderes e o caráter pioneiro da iniciativa. “Na atual gestão, esta Câmara vem fortalecer o programa ‘Cetesb de Portas Abertas’, ampliando as bases técnicas da agenda de Mudanças Climáticas incrementada na Companhia”, disse.

Cristiane Lima Cortez, da Fecomercio, ressalta que no meio da pandemia que vivemos, participar da instalação da Câmara de Mudanças Climáticas foi uma ação inovadora. “Temos a certeza que precisamos continuar planejando a vida das empresas pós-crise e certamente esse aprendizado refletirá nas medidas de redução de gases de efeito estufa”, observou.

Ao final, Patrícia Iglecias destacou que a implantação da Câmara é um trabalho com olhos no futuro. “Consolidamos hoje uma ação importante com vistas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que deve ocorrer no final do ano”, afirmou.
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do Comitê de Integração de Políticas Globais, acompanha as iniciativas nas agendas de mudanças climáticas e biodiversidade dentro da Pasta e, no momento oportuno, a Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas apresentará o andamento das iniciativas sob a sua responsabilidade para o referido Comitê.

O encontro online teve a participação de representantes da Unica, da Fecomercio, da Abividro, da Agroicone, do Aeroporto de Viracopos, da Amyris, da BlockC, do Carrefour, da Cart Invepar, da Chemours, da CPFL, da Guarany Indústria e Comércio, da Ecosuporte, da Empresa Maringá Ferro-Liga S.A., da Gfbond, da GreenYellow, da Kaan Architecten, da Logum, da Stocche Forbes Advogados, da Reserva Votorantim e da Toyota.

Patrícia Iglecias Diretora Presidente
Josilene Ferrer Assessora da Presidência
Vivian Marrani Gerente da Divisão de Coordenação Setorial do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional