Você está visualizando atualmente Acordo SP supera mais de cem adesões

Durante reunião do Comitê de Gestão Ambiental com participação do governador João Doria, realizada nesta terça-feira (12), por vídeoconferência, a diretora-presidente da CETESB e membro do conselho, Patrícia Iglecias, anunciou a adesão de mais de cem empresas paulistas ao Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa para redução de emissão de gases de efeito estufa e incentivo às ações de sustentabilidade.

“A CETESB já possui mais de cem aderentes ao acordo que é voluntário, sem novas implicações legais, baseado em práticas inovadoras e voltado para a responsabilidade socioambiental”, destacou a dirigente.

A adesão é de caráter voluntário e será renovada automaticamente até 2030, pretendendo induzir as empresas aderentes reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEEs) nos próximos 10 anos. O Acordo prevê o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas, além do apoio técnico governamental. Essa ação incentivará a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do Estado na agenda climática.

A reunião contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e o subsecretário Eduardo Trani, quando apresentaram os resultados do programa Nascentes, que promoveu a restauração de 20 mil hectares de matas ciliares no território paulista e do qual a CETESB teve ampla participação, criando, em 2015, uma força-tarefa para fazer o levantamento das pendências de restauração ecológica no âmbito do licenciamento ambiental.

“Estamos nos reunindo regularmente com estes especialistas de alto nível para acompanhamento e sugestões de medidas ambientais no estado”, afirmou o governador João Doria. O Comitê é formado por 15 pessoas da sociedade civil, entre as quais representantes da ONG SOS Mata Atlântica, da Universidade de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é orientar ações do Governo na área ambiental para que os projetos sejam os mais adequados e modernos para o setor.