Seminário virtual discutiu inclusão, inovação e sustentabilidade

Um seminário virtual realizado no final da tarde de quarta-feira (24/06), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, teve como tema “Um novo recomeço”. A CETESB, por meio de sua diretora-presidente, Patrícia Iglecias, participou das palestras, ao lado de outros representantes da sociedade civil e da iniciativa privada.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, abriu o evento juntamente com o secretário-executivo da Casa Civil, Antonio Carlos Malufe. A moderação esteve a cargo da coordenadora de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável (Coprodes), Karina Bugarin.

Os outros palestrantes foram Sergio Andrade, diretor-executivo na Agenda Pública e Carlo Pereira, diretor-executivo na Global Compact Brazil, no Painel 1, sobre a “Agenda 2030 ONU”; a presidente da CETESB e Natalie Unterstell, dirigente da Talanoa, no Painel 2, de “Desenvolvimento Sustentável”; e Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon e Gustavo Maia, fundador e CEO do Colab, no Painel 3, acerca de “Inovação e Inclusão”.

Logo na abertura, a secretária Patrícia Ellen ressaltou que, no atual contexto da pandemia, apesar da importância do termo “retomada”, que vem sendo muito utilizado, essa palavra induz à idéia de que se voltará a fazer o que se fazia antes e ela propõe que se faça mais: “Temos que fazer diferente!”, disse.

Nesse sentido, ela afirmou que o encontro teve o objetivo de trazer “esse olhar de esperança, de pensarmos além, pensar no recomeço. Um recomeço onde encaramos de frente as desigualdades do nosso Estado, do país, um recomeço onde alavancamos ferramentas de inovação, reconhecemos e valorizamos o que temos no meio ambiente”. Segundo ela, a finalidade do evento foi reunir os participantes para “ajudar a começar esse processo de repensar o nosso modelo de desenvolvimento econômico”, ressaltou.

Já o secretário Antonio Carlos Rizeque Malufe fez um breve histórico do tema do desenvolvimento sustentável, que foi mencionado pela primeira vez em 1987, em um documento da ONU. Conforme ele, o Governo do Estado começou a sistematizar todas as resoluções de todas as suas Secretarias, tendo até o momento catalogado 122 ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), com cerca de 250 ações de impacto nessa área. Os ODSs, da ONU, tem Agenda até 2030, num total de 17 itens.

Palestras

Expondo no Painel 2 – “Desenvolvimento Sustentável”, a presidente da CETESB enfatizou que as ações a serem tomadas devem ser “ações locais, e os governos subnacionais, locais e regionais, como é o caso dos Estados, têm um papel muito importante. “Eles não são meros realizadores dessa agenda, eles são, na realidade, catalisadores da mudança, eles são formuladores das políticas e estão melhor posicionados para atingir as metas globais”, enfatizou.

Segundo Patricia Iglecias, os desafios são enormes e focou em três principais. O primeiro, envolvendo a questão de mitigação e o desenvolvimento de tecnologias para a questão dos efeitos das mudanças climáticas. O segundo, relativo ao tema da qualidade do ar e das águas, fundamentais para o desenvolvimento sustentável. E terceiro, referente à produção e consumo sustentáveis. Entre outras iniciativas, ela destacou o Acordo Ambiental do Estado de São Paulo, o projeto de recuperação do Rio Pinheiros, em pleno vigor e o Programa CETESB de Portas Abertas.