Você está visualizando atualmente CETESB participa da FOPA 2020 do 2º Fórum Paulista de Desenvolvimento

Participação se deu no painel “Desenvolvimento com Sustentabilidade”

O Fórum Paulista de Desenvolvimento promoveu, nesta terça-feira (30/06), sua segunda edição anual – FOPA 2020 – , abordando o tema geral da “Retomada do Crescimento”, em vista do atual momento de pandemia. No painel específico sobre “Desenvolvimento com Sustentabilidade”, a CETESB participou, por meio da diretora-presidente, Patrícia Iglecias, que se apresentou ao lado de Jorge Pinheiro Machado, diretor da Fundação R20 na América Latina. O “chairman” do FOPA 2020 foi o ex-governador Geraldo Alckmin. O mediador do painel sobre sustentabilidade foi Eduardo Marson Ferreira, presidente da Global Forest Bond.

O Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA) nasceu com a ideia de fomentar os temas que acercam o plano de governo do Estado de São Paulo para os próximos quatro anos, a partir de 2019. Nesta edição, conforme a organização do evento, “diante de um cenário distinto de previsões, abordaremos a tecnologia como centro de tudo. Sempre com uma visão de Estado e absolutamente apartidário. O FOPA irá discutir e acompanhar programas de governo e as ações empreendidas nos próximos anos.”

Em sua apresentação, a dirigente da agência ambiental paulista destacou o Programa Nascentes, projeto de governo bem-sucedido e inovador na época de sua implantação, em 2015, em meio à grave crise hídrica por que passava o Estado de São Paulo e quando respondia pela secretaria estadual de Meio Ambiente. Segundo ela, até o momento mais de 34 milhões de mudas foram plantadas no território paulista, o equivalente a mais de 28 mil campos de futebol, com efetiva melhoria das condições hídricas no estado.

O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade, envolvendo 10 secretarias de Estado, otimizando e direcionando investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.

Dentro da agenda de meio ambiente, aspectos sociais, econômicos e de governança, Patrícia Iglecias lembrou que a CETESB passa por uma dinamização, otimização e modernização de suas ações, em especial dos processos de licenciamento, cujo objetivo é a maior eficiência possível. Nesse sentido, informou que as licenças ambientais de operação, em 2020, têm sido concedidas, em média, em apenas 31 dias.

Entre as razões para as mudanças e aprimoramentos que vêm sendo observados na agência ambiental, chamou a atenção para a importância de uma gestão eficaz, reestruturações internas e mencionou o Programa CETESB de Portas Abertas, enfatizando que é preciso orientar bem os empreendedores, de forma que os processos de licenciamento possam começar bem e alcancem resultados muito mais rápidos.

A dirigente ressaltou, também, a necessidade de se trabalhar conjuntamente, com todos os setores, citando dois projetos atuais que vêm sendo desenvolvidos com participação plena da agência ambiental paulista, ao lado do setor privado e universidades públicas, um deles contemplando a geração de energia a partir dos resíduos sólidos.

Ela ainda destacou a Logística Reversa, que é exigida na renovação das licenças e que avançou significativamente no Estado de São Paulo, atualmente com mais de 2 mil empresas envolvidas. E, finalmente, deu ênfase ao papel fundamental do Estado de São Paulo como fomentador das políticas ambientais no pais.

Jorge Pinheiro Machado, por sua vez, explicou que a Fundação R20 é uma instituição internacional fundada pelo ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, com o apoio das Nações Unidas, cujo foco principal é a economia verde.
Ele distinguiu particularmente o tema do equilíbrio sócio-econômico-ambiental e de sua necessidade fundamental, afirmando que “o capital” está exigindo essa condição básica, para investirem.