Você está visualizando atualmente Escola Superior CETESB aprova o primeiro TCC à distância

A Escola Superior da CETESB, criada para propiciar a transferência de conhecimento e preparar profissionais para atuarem nas áreas de saneamento e meio ambiente, pela primeira vez em mais de sete anos de atividade, aprovou na última terça-feira (30/6), através de vídeo conferência, um trabalho de conclusão de curso de pós-graduação (TCC), apresentado pela engenheira ambiental Juliana Ferro Rifona, com o tema “Pulverização aérea de agrotóxicos em lavouras no Brasil: uma análise crítica sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente”.

A banca examidora, prestigiada pela diretora-presidente, Patrícia Iglecias, foi formada pelo orientador Jorge Gouveia, gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional e por Maria Cristina Poletto, gerente da Divisão de Avaliação de Empreendimentos Industriais, Minerários e Urbanísticos, da CETESB, e também o prof. Hamilton Ramos, do Instituto Agronômico, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, assistida, ainda, por funcionários da Companhia e alunos da pós graduação.

Antes de começar a reunião, a presidente da CETESB fez uma prévia introdução e parabenizou a aluna Juliana Rifona e toda a banca presente, lembrando que a apresentação do trabalho representa o resultado final dos esforços despendidos ao longo de todo o curso, assim como o comprometimento da candidata em aprimorar seus conhecimentos e alcançar resultados concretos em sua profissão. Juliana é analista ambiental no Grupo NotreDame Intermédica e teve seu TCC aprovado com a nota 9,5.

No âmbito do curso de pós-graduação “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, a Escola Superior CETESB já aprovou 35 Trabalhos de Conclusão de Curso, com defesa oral conduzida por banca composta por três especialistas nos respectivos temas. Esses trabalhos trouxeram contribuições relevantes para a agência ambiental e partes interessadas. E, durante o ano de 2019, conquistou resultados expressivos, com a oferta de 201 cursos e eventos técnicos que contaram com a participação de 6.274 profissionais internos, de outros estados brasileiros e 35 representantes de países da América Latina e do Caribe.

Além do número elevado de cursos e eventos, a escola já registra o maior número de capacitações contabilizado em toda a história da CETESB, com mais de 4.000 oportunidades, a grande maioria na modalidade de ensino a distância, uma evolução tecnológica que tem ampliado o campo de atuação, levando oportunidade de aprendizado a pessoas em locais que não têm a possibilidade de cursar o ensino presencial.

Juliana Ferro Rifona