Você está visualizando atualmente CETESB assina acordo de cooperação com entidades de São José do Rio Preto

Prefeitura, TVTEM, Cerol Comercio de óleos vegetais, Instituo Bioleo Ação Triângulo de Desenvolvimento Sustentável e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus unidos contra a poluição causada pelo descarte irregular do óleo de cozinha.

A diretora – presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou hoje, 10/08, da assinatura de um acordo de cooperação, na sede da Prefeitura, em São José do Rio Preto.

O acordo objetiva reunir esforços para promover a campanha “Óleo do Bem”, no município de São José do Rio Preto, interior do Estado. A ideia é incentivar a comunidade local no hábito da coleta e do descarte regular do óleo de cozinha usado, economizando, assim, por exemplo, recursos públicos, que seriam gastos com os problemas causados pelo despejo incorreto desse produto.

A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus será beneficiada pelo acordo. A ideia é contribuir para manutenção das obras da instituição com a destinação da venda de todo óleo por ela gerado, através de suas diversas ações sociais, bem como o recebimento de sabões ecológicos.

“O projeto acordado contribui com o desenvolvimento sustentável da cidade e está de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a destinação ambientalmente adequada. Permite a participação direta do consumidor.” Explicou, Patrícia Iglecias.

Caberá à CETESB fiscalizar, impor sanções e incentivar a incorporação do Projeto “Óleo do Bem” ao sistema de logística reversa em funcionamento no Estado. O prazo de vigência do acordo de cooperação é de 12 meses, contados da assinatura.

O recolhimento do óleo de cozinha, usado nas unidades de educação e nos pontos indicados pela Prefeitura, ficará na responsabilidade da Cerol Comercio de Óleos Vegetais Ltda. A empresa, também, será responsável pelo processamento do material coletado e sua destinação final adequada.

A TVTEM produzirá um material educativo, vídeos, uma página na internet e veiculará informações sobre o “Óleo do Bem”.

O Instituto Instituo Bioleo Ação Triângulo de Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com o Município, treinará voluntários, produzirá e fornecerá o sabão ecológico.

A CETESB, além da sua diretora – presidente, foi representada pelo Assistente Executivo, Antônio Falco Júnior. “O óleo de cozinha descartado de forma irregular contribui com a poluição do solo e da água. É importante que a comunidade tenha essa consciência e separe o óleo para um descarte sustentável.” Ponderou, Patrícia Iglecias.

Firmaram o contrato Luiz Ricardo de Queiroz, da TVTEM São José do Rio Preto Ltda, Nélio Joel Angeli Belotti, da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, Sueli Costa, da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Iglecias, da CETESB, Miguel Romero, da Cerol Comercio de óleos vegetais LTDA, Katia Cassemiro, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Nicanor Júnior, do SEMAE e Eduardo Shiguemi Maki, do Instituo Bioleo Ação Triângulo de Desenvolvimento Sustentável.