Os alunos inscritos são de vários estados e de municípios paulistas.

O primeiro curso da Escola Superior da CETESB – ESC, no modo educação à distância EAD, e também, de forma inédita, enfocando exclusivamente o tema da Logística Reversa – LR, foi realizado nesta segunda-feira, 10/08, com transmissão pela plataforma zoom.

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, deu as boas-vindas aos discentes, explanando rapidamente sobre o tema, ressaltando sua importância e enfatizando o valor da troca de experiências em razão do grande número de interessados inscritos, de diversas cidades e instituições do país.

O primeiro curso, ministrado por Lia Helena Demange, gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da CETESB, teve também a participação de João Potenza, assistente executivo da Presidência, e de três funcionárias da Divisão de Logística Reversa: Raíssa Pereira, Camila Bittencourt e Regiane Yogui.

Gestores públicos, funcionários da Companhia, profissionais autônomos e empregados de empresas de consultoria estavam entre os inscritos. Dentre os gestores públicos, havia técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Ceará, da Prefeitura de Bertioga, da Câmara de Vereadores de São Paulo e da Prefeitura do Campus USP, da capital, entre outros. Participaram, também, profissionais de Minas Gerais, do Distrito Federal e de Alagoas.

Lia Demange, especialista do assunto, deu um panorama geral do tema, elucidando sobre os princípios e os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, suas prioridades de gerenciamento, instrumentos relevantes e responsabilidade compartilhada.

Especificamente sobre a LR, falou de conceitos, marcos normativos, benefícios, critérios, acordos setoriais, termos de compromisso, resultados atualizados e até a respeito das implicações neste momento de pandemia.