Você está visualizando atualmente Seu olhar pode ajudar a salvar o mundo

Participe do Concurso de Fotografia sobre Resíduos Plásticos promovido pela Plastic Waste Partnership (PWP), ou Parceria sobre os Resíduos Plásticos, em português.

A retina humana pode captar imagens maravilhosas e a fotografia é uma forma de expressar essas cenas. O meio ambiente precisa de pessoas que fiquem atentas a sua proteção. Vamos usar a força de uma imagem para colaborar com o equilíbrio ambiental?

Estão abertas, até 30/09, as inscrições para o Concurso de Fotografia sobre Resíduos Plásticos, da Plastic Waste Partnership (PWP), ou Parceria sobre os Resíduos Plásticos, em português. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a grave crise imposta pelos resíduos plásticos ao meio ambiente.

Para a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, a participação da sociedade nas causas ambientais é fundamental para os necessários avanços. “Integrar movimentos em favor da sustentabilidade, como o concurso fotográfico promovido pela PWB, é se unir a um exército, que luta pela preservação do meio ambiente”, pondera a presidente.

São aceitas inscrições de fotógrafos amadores e profissionais, de todas as idades, que poderão optar por uma das seis categorias, que trabalham os impactos causados pelo descarte incorreto dos resíduos plásticos, o que foi feito e o que precisa ser feito. São elas:

1. VAMOS LÁ FORA! – RESÍDUOS DE PLÁSTICO E NATUREZA
  2. RESÍDUOS DE PLÁSTICO E NOSSA SAÚDE E MEIOS DE SUBSISTÊNCIA
  3. MINÚSCULO, MAS EM TODA PARTE: MICROPLÁSTICOS
  4. VAMOS USAR! – RESÍDUOS DE PLÁSTICO COMO RECURSOS
  5. VAMOS FAZER ISSO! – SOLUÇÕES PARA EVITAR PRODUTOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS
  6. VAMOS CONSERTAR! – ALTERNATIVAS, NOVAS TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO

Teremos três vencedores por categoria – um adulto amador, um adulto profissional e um menor de 18 anos. Os trabalhos selecionados ilustrarão um calendário de 18 meses, que será ofertado aos participantes das Conferências das Partes nas convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo. Comporão, também, uma exposição em Genebra.

Mais informações no link: http://www.basel.int/Implementation/Plasticwaste/PlasticWastePartnership/Photocontest/tabid/8348/Default.aspx

PLASTIC WASTE PARTNERSHIP

A Convenção de Basileia, o tratado ambiental multilateral da ONU sobre a prevenção, a minimização e a gestão de resíduos sólidos está fornecendo uma plataforma que une partes interessadas de governos, organizações internacionais, ONGs, academia e indústria para o objetivo comum de eliminar o vazamento de resíduos plásticos no meio ambiente.

A Plastic Waste Partnership (PWP), fundada em maio de 2019, está mobilizando sua base de interessados para abordar a questão da poluição por plástico.

A CETESB é membro da PWP e busca promover o gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos de plástico em âmbitos global, regional e nacional, prevenindo e minimizando sua geração, de modo a reduzir e eliminar a descarga de resíduos plásticos e microplásticos no meio ambiente.