Você está visualizando atualmente Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas promove sua 5ª reunião plenária

O encontro foi realizado na quarta-feira, 30/09, via plataforma zoom

A 5ª Reunião da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas – CAMC aconteceu, em 30/09. O encontro, foi realizado via plataforma zoom, e conduzido por Josilene Ferrer, assistente da Presidência da CETESB e secretária-executiva da Câmara. Cerca de 40 pessoas participaram da plenária.

A CAMC foi instalada virtualmente, em razão da quarentena, em 31/03 último, pela CETESB. Um dos seus objetivos é embasar tecnicamente o Acordo Ambiental São Paulo, lançado em novembro de 2019, pelo Governo do Estado.

Na reunião de hoje, os membros da Câmara puderam ter mais detalhes de como está o desenvolvimento dos primeiros produtos propostos pelos dois Grupos de Trabalho – GTs, formados até o momento, o de “Ferramentas” e o das “Boas Práticas”.

O “GT de Boas Práticas”, que propõe, para as empresas que aderiram ao Acordo, um mapeamento das Boas Práticas e o relato da experiência com o monitoramento de emissões e remoções de gases de efeito estufa, finalizou um questionário e já o encaminhou às empresas signatárias.

O “GT Ferramentas”, que pretende chegar num produto final de diretrizes técnicas para os dados que as empresas vão remeter para a CETESB, informou que a Nota Técnica já tem incorporada a legislação pertinente, metodologias de medição e o Programa Nascentes, que apresenta viés na compensação de gases de efeito estufa. A primeira versão do documento deverá ser apresentada em meados de novembro.

Conforme anunciou Renata Fernandes Vieira Camargo, da Única, que presidiu a reunião, a próxima plenária da CAMC deverá ocorrer em novembro, mês do primeiro aniversário do Acordo Ambiental SP. Também, em razão do fato, segundo Josilene Ferrer, está sendo organizada uma “live”, em outubro, para reforçar a divulgação do Acordo.