Você está visualizando atualmente Escola Superior inicia curso sobre inventário de gases de efeito estufa

Foco é a sustentabilidade corporativa e pública. Abertura do curso teve a presença da diretora-presidente da CETESB.

A elaboração de inventários de gases de efeito estufa é o primeiro passo para uma instituição ou empresa contribuir para o combate às mudanças climáticas, fenômeno crítico, que aflige a humanidade. Daí, a importância do curso à distância “Inventário de Gases de Efeito Estufa: Sustentabilidade Corporativa e Pública”, aberto na última sexta feira, 02/10, pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

Trata-se da 13ª turma, que em 2020 será transmitido na modalidade online, por meio da plataforma Zoom. Os alunos são da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, além de São Paulo. As aulas virtuais são ministradas sempre às sextas-feiras e finalizam em 30/10.

A presidente Patrícia Iglecias saudou os participantes enfatizando a importância do tema e afirmando que a CETESB cada vez mais vê a necessidade da boa formação de seus técnicos e da área pública, mas também dos profissionais do setor privado, por exemplo, para o aprimoramento dos processos de licenciamento ambiental.

Ela lembrou que em 2008 o “GHG Protocol” lançou a metodologia para elaboração de Inventário de Gases de Efeito Estufa, e que já em 2009 foi formada a 1ª turma do curso. Observou que, além das 13 turmas até o momento, a 14ª terá as aulas ministradas em novembro próximo, e que já houve duas turmas na modalidade in company, para a Petrobras. “Já treinamos mais de 400 alunos. Precisamos de mais pessoas que entendam o assunto”, salientou.

Chamou a atenção para o fato de que, em 2012, com a Decisão de Diretoria (DD) de nº 254, a CETESB definiu que 29 setores da Indústria devem apresentar inventários de GEE de suas plantas para a Companhia. Conforme a presidente, trata-se de uma ação ininterrupta. “E a CETESB está formando uma sólida base de dados autodeclaratórios a respeito da emissão dos GEEs, por segmentos, pela indústria do estado. São milhares de informações, sob a guarda da CETESB, destinadas para apoiar decisões de gestão nessa agenda.”

Por fim, Patrícia Iglecias frisou que esta é a primeira turma do curso, com o Acordo Ambiental São Paulo em vigência. O Acordo, conforme comentou, é voluntário e busca envolver empresas com o objetivo da redução das emissões de gases de efeito estufa. E que, da parte do Governo do Estado, ele já é considerado um de seus programas mais valorizados.

Na esteira da fala da dirigente, Josilene Ferrer, assessora da Presidência da CETESB, com apoio de Daniel Huet, e a coordenação-executiva do Setor de Cursos e Transferência de Conhecimento, deu início efetivo à primeira aula, fazendo a apresentação do Acordo Ambiental SP. O próximo tema será desenvolvido por George Magalhães, que coordenou o Programa Brasileiro GHG Protocol e a plataforma Empresas Pelo Clima – ambas iniciativas da Fundação Getúlio Vargas -. Ele vai falar, entre outros temas, sobre a ciência das mudanças do clima, inventário de gases de efeito estufa e políticas públicas para inventários.

Saiba mais:

Inventário GEE SP
https://cetesb.sp.gov.br/inventario-gee-sp/
Acordo Ambiental São Paulo
https://cetesb.sp.gov.br/acordo-ambiental-sao-paulo/