Você está visualizando atualmente “A CETESB é uma escola!”

O último “Alô, CETESB!” veiculou como a transferência de conhecimentos é uma missão natural e essencial da Companhia.

“Gestão do conhecimento ambiental!” é o slogan da Escola Superior da CETESB – ESC, que foi o assunto do “Alô, CETESB!”, da última quarta-feira, 07/10, com transmissão pelo canal oficial da Companhia no YouTube. A apresentação e entrevistas foram conduzidas pela diretora-presidente da agência ambiental paulista, Patrícia Iglecias. O programa teve como convidados, Tânia Gasi e Jorge Gouveia, da CETESB, e Marjorie Leite, ex-aluna.

Como explicou Patrícia Iglecias, referindo-se ao slogan da ESC, a gestão do conhecimento faz toda a diferença, na prática. “A ESC surgiu fundamentada em mais de 40 anos de experiência na preparação de profissionais”, mencionou. Para ela, a capacitação sempre foi entendida como uma atividade estratégica para a Companhia: “É a verdadeira espinha dorsal para o desempenho das atividades e o cumprimento de missão. Nós dizemos que a CETESB é uma escola!”.

A dirigente lembrou que a ESC recebe alunos de estados brasileiros e de outros países. Em 2019, foram 480 participantes nacionais e 35, de 22 países. “Em 2018, superamos 2 mil capacitações. Em 2019, esse número cresceu para mais de 4 mil.” Ela fez questão de comentar sobre as cooperações com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com a Escola Paulista de Magistratura e com o Instituto Naturantins.

Tânia Gasi, gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento, que trabalha na Companhia desde 1979 e atualmente gerencia a ESC, fez um breve relato histórico, contando como surgiu a Escola. Segundo ela, a CETESB, desde 1968, ano em que foi criada, realiza treinamentos, que, porém, no início, eram cursos de saneamento básico. Com o passar do tempo, conforme Tânia, compreendeu-se que meio ambiente é uma questão multi-disciplinar e, consequentemente, os temas foram se diversificando.

Assim, em 2013, a Diretoria da Companhia resolveu criar a Escola Superior da CETESB, concebida como uma atividade permanente, da qual participam várias áreas da empresa. Em 2015, obteve-se a acreditação da Escola pelo Conselho Estadual de Educação e autorização para se ministrar um curso de pós-graduação. “A CETESB entende que o conhecimento é a base do desenvolvimento sustentável e que ela é uma empresa de capital humano. Em cada ação existe o conhecimento embutido. Então, é fundamental investir em capacitação, para se manter a excelência”, afirmou.

Por sua vez, Jorge Gouveia, gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, chamou a atenção para o curso de pós-graduação “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”.

Esclareceu, que os alunos são profissionais que se tornam especialistas e aptos para assessorar as empresas e empreendimentos, nas questões ambientais, junto à própria CETESB, por exemplo, e, por outro lado, a Companhia também se beneficia, pois, exemplarmente, os pedidos de licenciamento entram de modo mais correto e completo, tornando o processo de análise e emissão de licenças mais célere e produtivo. Além disso, ele enfatizou que, no curso, “o debate é muito rico, pois temos alunos advogados, biólogos, engenheiros, arquitetos, químicos, geógrafos, entre outros, o que valoriza a discussão e o aprendizado, além de representar um grande estímulo para os docentes”.

No que concordou plenamente Marjorie Leite, ex-aluna do curso de pós-graduação. Ela é bacharel em Ciência e Tecnologia e Engenharia Ambiental e Urbana, pela Universidade Federal do ABC. Desde 2018, ela atua na Willis Towers Watson, uma empresa global líder em consultoria, corretagem e soluções. Ela salientou que foi essencial a integração do aprendizado recebido no curso de pós-graduação com a área que ela lida no dia a dia da empresa. Explicou, que trabalha como corretora de seguros e que muitos clientes têm exposições ambientais diversas, como o transporte de produtos perigosos, que foi o tema do seu TCC.

“Pude aprofundar sobre como o seguro ambiental, hoje disponível no mercado brasileiro, pode auxiliar nas situações de atendimento em emergências ecológicas, como o seguro pode ser uma ferramenta de gestão de risco para as empresas. Vi como funciona o sistema de atendimentos emergenciais da CETESB e qual a legislação aplicada.