Você está visualizando atualmente Acordo Ambiental SP é destaque no cenário internacional

A live do SP Global Meetings teve representantes do Brasil, da França e do Reino Unido.

“A importância do Acordo Ambiental São Paulo no cenário internacional” foi o tema do encontro do SP Global Meetings promovido, em 19/10, pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais do governo paulista.

O encontro “on line” teve como mediador o secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, e a participação de Denise Hamú, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil – PNUMA , Patrícia Iglecias, diretora – presidente da CETESB, Gilles Pecassou, encarregado de Negócios da Embaixada da França no Brasil, e Lisa Weedon, Cônsul Geral Interina do Reino Unido em São Paulo.

Patrícia Iglecias, lembrou que o Acordo Ambiental São Paulo foi assinado em novembro de 2019, com 55 aderentes, representando empresas, associações e setores com atuação no Estado de São Paulo, número que saltou para 130, em setembro de 2020.

Explicou, que um dos objetivos do Acordo é estabelecer, junto com o setor privado, critérios para as empresas apresentarem seus dados de emissões, metas e avanços. Nesse sentido, chamou a atenção para a criação da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, na estrutura da CETESB, que já tem dois grupos de trabalho formados, “Ferramentas” e “Boas Práticas”.

“O Acordo Ambiental SP é um plano coletivo, que integra os setores público, privado e a Academia.” Observou que a Secretaria de Relações Internacionais, o PNUMA, a França e o Reino Unido são parceiros nas questões ambientais. Adiantou que o Estado de São Paulo pretende ter um espaço na COP 26, que acontecerá em Glasgow, em 2021, para apresentar os avanços na redução das emissões de GEEs.

Enfatizou que a Companhia Ambiental paulista vem ampliando suas frentes de atuação. O programa CETESB de Portas Abertas é um exemplo de mudança de abordagem por parte da Companhia. “Que possamos alcançar o que almejamos caminhando juntos, setores público e privado, em prol do meio ambiente”, concluiu.

Os participantes foram unânimes, também, em reconhecer a importância das parcerias e da união de esforços. Enfatizaram a liderança do Estado de São Paulo no país, em especial nas questões ambientais, e o avanço significativo representado pelo Acordo Ambiental São Paulo.

Para Gilles Pecassou, o estado paulista tem um papel fundamental de mostrar ao mundo que, do lado brasileiro, há uma vontade e um esforço para o País integrar a luta para o cumprimento do Acordo de Paris.

Lisa Weedon reafirmou o comprometimento das empresas britânicas, estabelecidas em São Paulo, e ofereceu o apoio para novas iniciativas.

Denise Hamú estimulou a criação de um grupo de estados brasileiros, liderados por São Paulo, para trabalhar em prol da proteção climática, no país.

O Secretário Julio Serson, que vem desenvolvendo importante escopo de reforçar relações entre São Paulo e outros países, de forma a atrair investimentos estrangeiros, ressaltou que o Governador João Doria tem dado ênfase especial à proteção ambiental no estado, mostrando que crescimento econômico e sustentabilidade devem caminhar juntos.

Finalmente, a pedido do Secretário de Relações Internacionais, Patrícia Iglecias fez as últimas considerações, em nome do Governo Paulista. Primeiramente, enfatizou o apoio do secretário Júlio Serson e destacou o seu papel de porta-voz internacional do Acordo Ambiental SP. A seguir reforçou a ideia de união entre os estados brasileiros, com o objetivo de colocar o País na agenda de sustentabilidade mundial. “Devemos ter o Brasil na Agenda Ambiental, que é um compromisso com a vida para as presentes e futuras gerações”, concluiu.