Você está visualizando atualmente Câmara Ambiental de Mineração elege novo Presidente

As Câmaras Ambientais são fóruns colegiados, constituídos no âmbito da CETESB que neste ano completa 25 anos de trabalhos e de interação com o setor privado.

Fernando Mendes Valverde, presidente executivo da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção – ANEPAC, foi eleito, em 26/10, para presidir a Câmara Ambiental do Setor de Mineração, nos próximos dois anos. Como suplente, foi confirmado Daniel Debiazzi, presidente do Sindicato da Indústria da Mineração do Estado de São Paulo, durante a 2ª Plenária virtual do ano, realizada por vídeoconferência.

As Câmaras Ambientais são fóruns colegiados, constituídos no âmbito da CETESB desde 1995, completando 25 anos de trabalhos e de interação com o setor privado. Atualmente, existem 12 câmaras ativas, duas em implantação e mais de 20 grupos de trabalhos, definindo estratégias e viabilizando mecanismos para a melhoria da qualidade ambiental.

Praticamente voltada para o consumo interno, a Câmara Ambiental do Setor de Mineração baseia-se principalmente nos segmentos fornecedores de matérias-primas para os setores da indústria da construção civil – cimenteiro e cerâmico – e da agricultura – corretivos e fertilizantes -, além dos diversos setores da indústria de transformação mineral – siderúrgico, metalúrgico, vidreiro, alimentício, papel, químico e farmacêutico -, representando uma importante fatia da produção do Brasil.

Depois da eleição, os membros da Câmara fizeram uma atualização do status dos Grupos de Trabalho “Exigências Técnicas” e “Aspectos Hidrológicos, Hidráulicos e Hidrogeológicos”, em continuidade aos trabalhos em desenvolvimento, visando à aproximação entre os setores público e privado, interagindo, trocando experiências e discutindo procedimentos e ações, que possibilitem a melhoria da interlocução, condução do licenciamento, fiscalização e monitoramento da atividade de mineração no Estado de São Paulo.

Os assessores, Jorge Gouveia e Vivian Marroni, representaram a presidência da CETESB durante a eleição dos novos titulares e discussão dos trabalhos.