Você está visualizando atualmente “Poluição do ar e saúde” especialistas falam sobre o tema

Dr. Paulo Saldiva e diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, debateram o tema em evento virtual ao vivo da Datagro.

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, foi uma das convidadas para falar do tema “Poluição do Ar e Saúde”, em 26/10, na 20ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol. A Datagro é uma consultoria que produz análises e dados primários sobre as principais commodities agrícolas.

Participou, também, como palestrante o Dr. Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP. A mediadora foi a presidente da Sociedade Rural Brasileira – SRB, Teka Vendramini.

A dirigente da agência ambiental paulista enfatizou que o foco da Companhia é sempre a qualidade de vida e a saúde das pessoas.

Patrícia Iglecias destacou que a qualidade vem apresentando melhorias contínuas no Estado de São Paulo, com as emissões de poluentes locais e gases de efeito estufa em trajetória descendente, conforme acompanhamento realizado de 2006 a 2018.

Ressaltou a importância do papel do setor sucroenergético no desenvolvimento do etanol como combustível renovável e na redução da vinhaça, além do seu pleno envolvimento e apoio ao Acordo Ambiental de São Paulo, para redução dos gases de efeito estufa.

Comentou sobre a litigância climática, conjunto de ações judiciais e administrativas envolvendo questões relacionadas à mitigação, adaptação, perdas e danos, e riscos, todos relacionados às mudanças climáticas, e ilustrou com exemplos nos planos internacional e nacional.

Explanou sobre a rede de monitoramento da qualidade do ar da CETESB, mencionando, entre outros, que a rede manual começou em 1972, enquanto que a de estações automáticas teve início em 1981, perfazendo um total de 89 estações de monitoramento, produzindo 14.200 dados diários.

A presidente chamou a atenção, ainda, para o Plano de Redução de Emissão de Fontes Estacionárias – PREFE, com foco na fiscalização e controle das emissões pela indústria; a recente resolução da SIMA sobre os combustíveis derivados de resíduos (CDRs); e o Programa CETESB de Portas Abertas. “Nós estamos abertos também para conhecer os avanços tecnológicos dos setores. Sejam bem-vindos. Vamos trabalhar juntos”, concluiu.

O Dr. Paulo Saldiva, por sua vez, falou sobre sua experiência de 40 anos com o assunto e que começou com uma dúvida, que se tornou certeza, com o passar dos anos, referente à relação da poluição pelas emissões veiculares com danos à saúde.

Iniciou seus experimentos verificando os efeitos tóxicos em animais expostos às emissões de gases veiculares. E de suas observações, da década de 1970 até 2020, hoje, ele pode fazer afirmações taxativas, como: “Os corredores de tráfego são os maiores pontos de concentração de poluentes”.

Comentou, ainda, sobre estudos feitos na Inglaterra, Alemanha e por ele próprio, no Brasil, atestando os efeitos maléficos da poluição provocada pelas emissões veiculares.

20ª Conferência Internacional DATAGRO sobre açúcar e etanol

A conferência é um dos principais eventos sobre açúcar e etanol. Entre os dias 26 e 29 de outubro, estarão reunidos, em plataforma online, os principais líderes e representantes de toda a cadeia de produção, comercialização, fornecedores de insumos, mercado financeiro e academias relacionados ao setor sucroenergético, para discutirem as tendências e estratégia setorial sobre o futuro do mercado de açúcar, energia e dos biocombustíveis.