Você está visualizando atualmente A realidade como instrumento de aprendizado

O conhecimento e a vivência do real criam oportunidades para o aprendiz. Prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento de como lidar com diferentes situações no mercado de trabalho e na vida.

Com a pandemia, causada pelo coronavírus, o processo de aprendizagem não foi interrompido na CETESB. Os “Jovens Aprendizes” praticaram um novo modelo de trabalho, desconhecido, na sua maioria, para os profissionais. O mundo remoto entrou em cena e atividades presenciais foram substituídas por teleconferências, em um processo contínuo da formação prática e teórica.

O Departamento de Gestão de Recursos Humanos – AR, por meio do Setor de Avaliação e Desenvolvimento de Recursos Humanos – ARDD, idealizou o projeto “Atividades Complementares em Teletrabalho”, objetivando complementar as tarefas definidas e enviadas aos jovens por respectivas unidades da trabalho. O programa, hoje, conta com 22 jovens, com idade média de 19 anos e, em sua maioria, cursando o ensino médio.

Atividades complementares, para aqueles em teletrabalho, foram realizadas em computadores ou em dispositivos móveis, por meio de ferramentas, como: Google Hangout; Flipgrid – publicação das atividades; Microsoft Forms – verificação de realização das atividades, e-mail corporativo e WhatsApp. Em todas as atividades foram promovidas discussões e retorno do aprendizado pelos jovens.

Conteúdos desenvolvidos:
• Como buscar informações em fontes confiáveis e fidedignas – divulgação de informações oficiais sobre o novo coronavírus: discussões e contribuições para a prevenção ao contágio de outras pessoas.
• Incentivo e divulgação de links para realização de cursos online gratuitos: Aprendendo na Web; Excel básico; Excel intermediário; Postura e imagem profissional; Gestão de Conflitos; Gestão do Tempo e Mercado de Trabalho.
• Disponibilização de link e tradução de vídeo sobre o impacto da pandemia na vida e no futuro: discussão sobre o impacto que a doença trouxe para a sua vida e que trará para a humanidade.
• Divulgação de opções para visitas virtuais para acesso à arte em casa: MASP – Museu de Arte de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea; Museu do Futebol e Exposição LUMINA.
• Discussão e reflexão do tema água, seus usos e seus desperdícios – trabalho desenvolvido com base no Projeto Pedalágua.
• Discussão e esclarecimentos sobre a Norma Administrativa de Aprendizagem – NA 038 e sobre o Código de Conduta e Integridade da CETESB – leitura, envio de questionários com perguntas pontuais sobre dúvidas mais frequentes ao contexto de aprendizagem.
• Participação na live de comemoração dos 52 anos da CETESB – atividade propicia aos aprendizes conhecerem a história da Companhia e a importância de suas ações para o meio ambiente e para a saúde pública.
• Alô CETESB – incentivo e divulgação dos links para as lives sobre Logística Reversa, Qualidade do Ar e Resíduos Sólidos – os aprendizes assistiram aos vídeos e responderam questões sobre os pontos principais de cada tema.

As atividades complementares são contínuas, seguindo o cronograma de teletrabalho dos aprendizes, com informações sobre a atuação da CETESB, agregando temas atuais de enriquecimento profissional para os jovens.

Um exemplo do sucesso do Programa de Aprendizagem é Vanessa, lotada na Ouvidoria. Leia seu depoimento:

“Olá! Sou Vanessa, tenho 17 anos e curso o segundo ano do ensino médio, em uma escola estadual, na zona norte de São Paulo. Fui admitida na CETESB, em 17/08/2020. Devido às complicações da pandemia, comecei a atuar presencialmente em setembro. O tempo está passando rápido. Então, faço questão de aproveitar o máximo. O futuro, para mim, até o momento, é incerto, pois, em questão de vida profissional, ainda não tenho uma área específica de interesse. Anteriormente, pensava em enfermagem, mas, ao entrar na Companhia e aprender coisas tão interessantes, comecei a rever o que realmente desejava. Consequentemente, vejo a CETESB e a Ouvidoria como um ambiente incrível, no qual eu aprendo e conheço novas áreas, além de outras profissões, que podem, sem dúvida, despertar o meu amor e minha graduação futuramente.
Creio que, com o tempo aqui na CETESB, com todo o aprendizado e conhecimento disponibilizado, eu consiga encontrar algo construtivo para o meu futuro. E é isso o que espero e tenho certeza que conseguirei!

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite