Balanço, nos primeiros dias de janeiro, aponta a maioria das praias monitoradas pela CETESB como próprias. O momento da pandemia deve ser respeitado, com uso de máscara, distanciamento social e sem aglomerações em locais públicos.

No início de 2021, dos 167 pontos, nas 150 praias do litoral paulista, atualmente monitoradas pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, 154 encontram-se com a qualidade boa para o banho de mar. Apenas 13 pontos apresentaram qualidade imprópria. Isso representa menos de 10%, um índice bom para a primeira semana do ano.

No Litoral Norte, Ubatuba registrou 5 praias com classificação imprópria; Caraguatatuba 2; São Sebastião 1 e Ilhabela 4. Na Baixada Santista, todas as praias dos 9 municípios apresentaram qualidade boa; apenas a praia do Perequê, em Guarujá, está imprópria. As praias do Litoral Sul em Iguape e Ilha Comprida também estão todas próprias para o banho de mar.

As praias monitoradas pela CETESB, em geral, são aquelas mais utilizadas pelos banhistas ou com maior potencial de fontes de poluição fecal. Dos 448 km de praias do litoral paulista, aquelas monitoradas abrangem cerca de 256 km, o que resulta em 1 ponto a cada 1,5 km em média, cobrindo 15 municípios costeiros do estado de São Paulo, excetuando-se o município de Cananeia.

Pandemia

O Governo do Estado de São Paulo vem atuando diariamente para o combate ao novo coronavírus e o controle da COVID-19, nome da doença causada pelo vírus. Parte das iniciativas visa restringir a aglomeração e a circulação de pessoas, a fim de reduzir a possibilidade de contágio, além de ações para assegurar atendimento a pacientes e para economia do Estado.

Evite sair de casa, sem necessidade. Se sair use máscara e evite aglomerações. Respeite o distanciamento social.

www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/proteja-se/

Texto: Renato Alonso
Revisão: Cristina Leite
Arte de Capa: Kissy